domingo, 1 de maio de 2011

São José Operário



               A festa de São José Operário foi instituída pelo papa Pio XII em 1955,  para propiciar aos trabalhadores cristãos e a todos os outros um modelo e um padroeiro.
             Eis como Santo Afonso concluiu um sermão sobre São José: "Imaginemos que o Senhor, prevendo a distãncia nossos sofrimentos e dificuldades, nos afãs de nossa vida cotidiana, dirija a todos nós o convite que o faraó dirigia a seu povo durante a escassez: Ide a José...".
             Numa época em que o trabalho manual era entregue aos cuidados dos escravos, Cícero afirmava: "numa oficina nada pode haver de decoroso" , Deus confiou ao Redentor e à Virgem Maria um humilde e honesto trabalho. José era "o homem justo", conforme a definição do Evangelho. E, para acentuar a dignidade do trabalho, importa recordar como São José, "considerado o pai do filho de Deus", como escreve o papa Leão XIII, na Rerum novarum, "passou a sua vida trabalhando a fim de obter, por meio do trabalho de operário, tudo aquilo que é necessário para o sustento da família".



Oração a São José (São Pio X )

            Glorioso São José, modelo de todos os que se dedicam ao trabalho, obtende-me a graça de trabalhar com espírito de penitência para expiação de meus numerosos pecados;
             De trabalhar com consciência, pondo o culto do dever acima de minhas inclinações;
De trabalhar com recolhimento e alegria, olhando como uma honra empregar e desenvolver pelo trabalho os dons recebidos de Deus;
             De trabalhar com ordem, paz, moderação e paciência, sem nunca recuar perante o cansaço e as dificuldades;
             De trabalhar, sobretudo com pureza de intenção e com desapego de mim mesmo, tendo sempre diante dos olhos a morte e a conta que deverei dar do tempo perdido, dos talentos inutilizados, do bem omitido e da vã complacência nos sucessos, tão funesta à obra de Deus!
            Tudo por Jesus, tudo por Maria, tudo à vossa imitação, oh! Patriarca São José!
            Tal será a minha divisa na vida e na morte. Amém.