quinta-feira, 5 de maio de 2011

Santo Hilário de Poitiers ("In Psalm. 9,48-49, in Padri vivi, cit.)

            "Grandes são as obras de Deus: conservar unido o céu, dar a luz ao sol e aos outros astros, fazer com que cresçam as sementes da terra, manter em pé o homem, levar uma alma à perfeição; mas há algo que é de longe maior.
             Essas coisas, por vontade de Deus Pai, estão no céu e na terra; embora todas tenham sido feitas por meio do Filho, tudo, entretanto, foi feito por Deus. Ele é a fonte e o princípio de todas as coisas, e nele tudo tem seu fundamento, ainda que, dos tesouros ocultos nele mesmo, e segundo um desígnio de seu eterno poder, ele tenha feito surgir depois cada uma das coisas.
             Porque embora Cristo opere em todas as coisas, permanece todavia a obra daquele que opera em Cristo. Por isso "Meu Pai trabalha até agora e eu também trabalho" (Jo 5,17), pois é obra do Pai tudo aquilo que faz o Filho de Deus, visto que o Pai está nele. Mas também é verdadeiro porque a cada dia todas as coisas são feitas pelo Filho, pois o Pai age no Filho...
             Mas então, há um trabalho de Deus no dia de sábado? Certamente,  pois se assim não fosse, o sol sairia de seu compasso, sua luz se extinguiria, a terra ficaria desconjurada, as frutas deixariam de amadurecer, a via do homem cessaria se, em honra da lei do sábado, o exercício de todos os poderes naturais entrasse em repouso. Mas não há repouso, e o cursor é invariável e, como nos outros seis dias, também no sábado todos os elementos desempenham as funções que lhes foram assinaladas. Então, todo o tempo, por intermédio das coisas criadas, o Pai trabalha; trabalha no Filho, que dele procede, e por meio de quem todas as coisas são sua obra... E por meio do Filho, a obra do Pai é exercida também no sábado. Assim, não repouso em Deus, porque para Deus não há nenhum dia sem atividade".


O universo criado por Deus



Tudo isso é muito bom!