sábado, 14 de maio de 2011

São Matias, apóstolo


              No capítulo I dos Atos dos Apóstolos vem narrada a eleição desse apóstolo, chamado a recompor o número dos Doze, após a defecção de Judas Iscariotes. Pedro sugeriu o método já posto em prática no Antigo Testamento: tirar a sorte entre dois candidatos. Eram estes José, cognominado o Justo, e Matias. Ambos preenchiam os requisitos para a missão apostólica.
             "É necessário, pois, que, destes homens que nos acompanharam durante todo o tempo em que o Senhor viveu no meio de nós, a começar pelo batismo de João até o dia em que nos foi arrebatado, haja um que se torne conosco testemunha de sua ressurreição" (At 1,21-22). Antes de tirar a sorte, os apóstolos pediram: "Mostra, Senhor, qual foi que escolheste" (At 1,25). A sorte recaiu em Matias.
            É conveniente saber que, antes de fazer parte do reduzido grupo dos apóstolos, reunidos à espera de Pentecostes, o escolhido seguiu Jesus desde o começo de sua vida pública, em meio ao grupo dos discípulos cujo número aumentava, e dia após dia foi testemunha da ressurreição. Depois da descida do Espírito Santo, igualmente para o apóstolo Matias teve início a missão de pregar o Evangelho na Judéia. Mas desde esse momento não houve mais notícias a seu respeito.
            A tradição faz chegar até nós a imagem de um ancião, que segura uma alarbada, símbolo de seu martírio. Mas não é certo que tenha morrido mártir, assim como não se pode comprovar que haja morrido em Jerusalém ou que Santa Helena tenha levado suas relíquias a Tréveris, na Alemanha, sob a guarda da abadia que traz o seu nome.
           De acordo com Nicéforo, Matias primeiro pregou o Evangelho na Judéia, seguindo para a  Etiópia e, posteriormente, se dirigiu para região da  Cólquida (agora conhecida como  GeórgiaCaucasiana), onde foi crucificado. Um marco localizado nas ruínas da fortaleza romana de Gônio, atual  Apsaros, nas modernas regiões georgianas de Adjara indicam que Matias estará sepultado naquele lugar.
         A  Sinopse de Doroteu contém esta tradição:
"Matthias in interiore Æthiopia, ubi Hyssus maris portus et Phasis fluvius est, hominibus barbaris et carnivoris praedicavit Evangelium. Mortuus est autem in Sebastopoli, ibique prope templum Solis sepultus".
Cuja tradução é:
"Matias pregou o Evangelho aos bárbaros e canibais no interior da Etiópia, onde a Baía de Hyssus se encontra, na foz do  Rio Fásis. Ele faleceu em Sebastópolis e está sepultado aqui, próximo ao Templo do Sol".
           Um trecho dos Atos Coptas de André e Matias localiza sua atividade similarmente na "Cidade dos Canibais", na Etiópia. Alternativamente, outra tradição, menos confiável, menciona que Matias foi enterrado em  Jerusalém pelos judeus, onde teria sido decapitado.
           Já a tradição, narrada por Santo Hipólito de Roma, informa que Matias teria morrido em idade avançada em Jerusalém.


Cathedral of Trier

Abadia de São Matias em Tréveris, Alemanha