quinta-feira, 19 de maio de 2011

São Dunstan, bispo


          Dunstan  nasceu em  Baltonsborough no ano de 909 e faleceu em 19 de maio de 988, na cidade de Cantuária, aos 79 anos de idade. Foi abade da Abadia de Glastonbury, que sob a sua direção tornou-se o centro cultural mais importante da Inglaterra. Depois bispo de Worcester, Bispo de Londres e finalmente, foi  Arcebispo de Cantuária. Sua obra foi restaurar a vida monástica na Inglaterra e reformar a vida da igreja inglesa, conselheiro do rei Edgar, estadista competente e reformador, promoveu a unificação nacional e o renascimento moral. Homem de múltiplas habilidades, foi bom músico, ourivesm minituarista  e por fim recamador.
         Foi mandado para o exílio em Gand, por haver censurado a conduta do rei Edwy.  Seu biógrafo do século XI, Osbern, declara que São Dunstan foi morto fazendo uma pintura e escrevendo cartas, como era o costume do clero de sua idade. 
         Ele foi o santo mais popular na Inglaterra por cercad e dois séculos, ganhando fama e devoçaõ através de muitas histórias de sua grandeza e incluindo aquela em que ele lutou contra o demônio.




ruínas da Abadia de Glastonbury


File:Dunstan3.jpg

possível auto-retrado de São Dunstan


File:Dunstan2.jpg

São Dunstan tocando sua harpa enquanto o demônio lhe paga uma visita