domingo, 22 de maio de 2011

Beato João Forest, sacerdote e mártir

John Forest .jpg


             João Forest, nasceu no ano de 1471, na região de Oxford e morreu em Londres no dia 22 de maio de 1538. Tornou-se frade franciscano menor em 1491. Estudou teologia na Universidade de Oxford, depois tornou-se confessor da Rainha Catarina de Aragão, primeira esposa do Rei Henrique VIII.
              Em  1531 os frades menores tornaram-se inimigos do rei pela sua oposição ao seu divórcio e seus movimentos em direção ao protestantismo.  
             No dia 8 de abril de 1538, Forest foi trazido diante de Thomas Cranner, arcebispo de Cantuária, da igreja anglicana, para renunciar sua rejeição em assumir na pessoa do Rei como Suprema Cabeça da Igreja da Inglaterra.
            O bispo Hugo Latiner, nomeado pelo rei, leu as crenças que João Forest deveria rejeitar: "que a  Santa Igreja Católica, era a Igreja de Roma, que o Papa não era o chefe da Igreja na Inglaterra". Forest rejeitou essa nova fé, e foi detido na prisão de Newgate junto  com outros frades, que o persuadiram a ficar longe de suas crenças romano-católica. De acordo com  o costune da época,  o Bispo Latimer foi indicado para pregar o sermão final no lugar da execução esperando que o frade João rejeitasse a fé católica, mas no fim João Forest foi queimado vivo até a morte,em Smithfield, Londres, no dia 22 de maio de 1538.
            Padre João Forest juntamente com outros cinquenta e três mártires ingleses foram beatificados pelo Papa Leão XIII em 9 de dezembro de 1886.