segunda-feira, 16 de maio de 2011

São João Nepomuceno

      

              São João Nepomuceno nasceu em Pomuk, vilarejo nas proximidades de Praga, na Boêmia no ano 1330. Nascido de familia pobre e que quando o tiveram já eram de idade avançada, este santo recebeu o nome de João, numa alusão ao nascimento de João Batista que também nascera quando sua mãe, Santa Isabel era bastante idosa.
          Seus pais o enviaram a Staaze para estudar a língua latina e mais tarde foi mandado à Praga, onde estudou e se formou em Direito Canônico e doutorou-se em teologia. Sua vocação sacerdotal foi percebida desde o início de seus estudos na Universidade, preparou-se durante algum tempo e foi ordenado sacerdote.
          Em sua função sacerdotal sua eloqüência levou-o à corte, onde tornou-se o capelão e confessor. A rainha e imperatriz Joana tomou-o para diretor espiritual.
          Não sabemos muito sobre os acontecimentos que levaram para o martírio, tendo alguns que afirmam que São João tornou-se obstáculo às pretensões do rei, desejoso de controlar a Igreja , negando a violação do segredo da confissão de sua mulher o rei mandou torturá-lo, queimando suas partes íntimas em fogo lento, como não mudou sua decisão de manter o segredo da confissão, foi lançado nas águas do rio Moldava sem que ninguém visse, mas seu corpo foi descoberto pelo milagre de ficar totalmente iluminado.
         Seu martírio aconteceu no ano 1383, foi sepultado na Igreja de Santa Cruz. São João Nepomuceno foi canonizado no ano 1719.

Imagem de São João Nepomuceno em Praga


Túmulo de São João Nepomuceno, na Igreja da Santa Cruz em Praga