terça-feira, 17 de maio de 2011

São Gilberto de Sempringham e o mistério eucarístico

A Eucaristia, centro da vida dos santos



            Todos os batizados são introduzidos na mesa do Pão da Palavra e do Pão da Eucaristia. 
             Os santos foram pessoas que, conduzidas pelo Espírito Santo, deixaram-se ser conduzidas por ele, a fim de, poderem ser mais docilmente transformadas segundo a misericórdia de Deus no resgate de sua própria identidade, de ser imagem e semelhança de Deus e, viver segundo o Evangelho de Jesus Cristo, que nos chama à perfeição de nossas vidas e de nossos atos e pensamentos.
            São Gilberto foi um homem fortemente marcado por essa manifestação constante do amor de Deus que o nutria tanto pela Palavra quanto pela Eucaristia.
            Foi pela escuta da Palavra que soube responder com fidelidade ao seu chamado, a amar seus inimigos, a vencer o demônio, a superar os seus limites humanos pela graça indelével do Espírito Santo, em conformar a sua vida mais de acordo com os desígnios do Senhor. 
           Por causa da Palavra soube partilhar seus bens com os pobres e acolhê-los em sua comunidade religiosa, foi por causa da Palavra, que soube resistir as insídias do poder do mal buscando a si mesmo e seus próprios privilégios; foi por causa da Palavra, que fortalecido pôde superar todas as tribulações físicas e espirituais.
           Também o foi na sua fidelidade a Cristo na Eucaristia, que o alimentava a cada dia e na missão de anunciar este pão vivo descido do céu. 
           Para São Gilberto era simplesmente inconcebível a idéia de não estar junto do Senhor nas espécies transubstanciadas. Era o próprio Senhor quem o impulsionava a viver mais conforme o amor de Deus, para que, com a plenitude das graças em sua vida, pudesse responder ao chamado feito pelo Senhor da Messe.
           A celebração da Eucaristia era o centro de sua espiritualidade, pois, não é possível ao homem responder ao chamada à santidade de vida, longe o mistério eucarístico. 
          São Gilberto de Sempringham é presbítero, pois soube fazer de sua vida uma oferenda agradável a Deus, soube acolher todos os que lhe procuravam, ensinou e exortou a todos, desde reis até os mais simples homens da terra de seu pai. Também São Gilberto é confessor da fé porque foi perseguido e torturado, ainda que não ao ponto do martírio.
          Tudo isso só foi possível em sua vida pela graça da Eucaristia.   


São Gilberto de Sempringham, rogai por nós