sábado, 14 de maio de 2011

São Pacômio, abade

           São Pacômio, também conhecido como Abba Pacômio, é geralmente reconhecido como o fundador do monasticismo cenobita. Seu dia é celebrado em 14 de maio.
           Nasceu em 292 em Tebas, no Egito, de pais pagãos. Contra sua vontade foi alistado no exército romano quando tinha 20 anos, e mantido em cativeiro. Ali conheceu cristãos que alimentavam os famintos e consolavam os aflitos, o que causou forte impressão nele, fazendo um voto de investigar mais a fundo o  cristianismo quando saísse de lá. Por fim conseguiu sair do exército sem ter lutado, converteu-se e foi batizado em 314. Então conheceu alguns asceta e decidiu seguir o mesmo caminho, procurando por  Palemon e tornando-se seu discípulo em  317.
           Estabelecendo uma ermida próximo ao local onde vivia Santo Antônio do Egito, passou a imitar suas práticas. Na época um outro asceta,  São Macário, havia criado comunidades, chamadas larves, ou celas, onde os devotos, homens ou mulheres, podiam viver juntos sem contudo seguir os rigores solitários de Santo Antônio, e Pacômio aperfeiçoou este sistema, estabelecendo uma organização formal sob a supervisão de um abade. Pacômio passou a ser então conhecido como Abba, ou pai, e a palavra abade daí deriva.
          O primeiro destes mosteiros primitivos foi estabelecido entre 318 e 323 em Tabennisi, no Egito. O primeiro a se juntar a ele foi o irmão João, e logo outros cem monges estavam vivendo na comunidade. Depois Pacômio fundou mais sete outros locais de convivência para homens e um para mulheres, e depois do ano de 336 ele passou a viver a maior parte do tempo no mosteiro de Pabau. Na data de sua morte outros 3 mil mosteiros já existiam em todo o Egito. Uma geração depois já eram mais de 7 mil, e haviam se espalhado pela Palestina, o deserto da Judéia, a Síria, o norte da África e mesmo a Europa.
          Uma ocasião foi visitado por São Basílio de Cesaréia, que usou muitas de suas idéias e sistema para criar a Regra Ascética, ainda em uso pela Igreja Ortodoxa, um sistema comparável à Regra de São Bento aplicada pela Igreja Católica. Nem os monges de São Pacômio nem ele próprio se tornaram sacerdotes, preferindo viver sua vida como ascetas.
        Santo Atanásio tentou ordená-lo em 333 mas Pacômio fugiu dele. Faleceu provavelmente de peste em 14 de maio de 348, com uma reputação de grande santidade. É comemorado em mais de uma confissão cristã. Deixou alguns sermões escritos em copta.