quinta-feira, 19 de maio de 2011

Beatificação de Irmã Dulce, 22 de maio de 2011



                Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, nasceu em Salvador no dia 26 de maio de 1914 e faleceu aos 13 de março de 1992, também em Salvador; melhor conhecida como Irmã Dulce, o Anjo bom da Bahia, foi uma religiosa que notabilizou-se por suas obras de caridade e de assistência aos pobres e aos necessitados.
               Quando criança, Maria Rita, filha do Dr. Augusto Lopes Pontes, dentista e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBa), costumava rezar muito e pedia sinais a Santo Antônio, pois queria saber se deveria seguir a vida religiosa. Desde os treze anos de idade, ela começou a ajudar mendigos, enfermos e desvalidos. Nessa mesma idade, foi recusada pelo Convento do Desterro por ser jovem demais, voltando a estudar.
               Em 1932, depois de se formar, entrou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição (Smic), localizada em Sergipe. Após seis meses de noviciado, tomou o hábito de freira. No dia 15 de agosto de 1934, ela fez sua profissão de fé e voltou à Bahia.
              Desde então, dedicou toda a sua vida à caridade. Começou sua obra ocupando um barracão abandonado para abrigar mendigos. Chegou a receber a visita do Beato João Paulo II, quando esse esteve no Brasil, em virtude de seu trabalho com idosos, doentes, pobres, crianças e jovens carentes. Entre os diversos estabelecimentos que ela Irmã Dulce fundou estão o Hospital Santo Antônio, capaz de atender setecentos pacientes e duzentos casos ambulatoriais; e o Centro Educacional Santo Antônio (CESA), instalado em Simões Filho, que abriga mais de trezentas crianças de 3 a 17 anos. No Centro, os jovens têm acesso a cursos profissionalizantes. Irmã Dulce fundou também o “Círculo Operário da Bahia”, que, além de escola de ofícios, proporcionava atividades culturais e recreativas.
              Em 11 de novembro de 1990, Irmã Dulce começou a apresentar problemas  respiratórios, sendo internada no Hospital Português e depois transferida à UTI do Hospital Aliança e finalmente ao Hospital Santo Antônio. Em 20 de outubro de 1991, recebe no seu leito de enferma a visita do Beato João Paulo II. O Anjo Bom da Bahia morreu em seu quarto, aos setenta e sete anos, às 16:45 do dia 13 de março de 1992, ao lado de pessoas queridas por ela. Seu corpo foi sepultado no alto do Santo Cristo, na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia e depois transferido para a Capela do Hospital Santo Antônio, centro das Obras Assistenciais Irmã Dulce.
             A 21 de janeiro de 2009, a Congregação para as Causas dos Santos, do Vaticano anunciou o voto favorável que reconhece Irmã Dulce como venerável.
             A 3 de abril de 2009, o papa Bento XVI aprovou o decreto de reconhecimento de suas virtudes heróicas.
             No dia 9 de junho de 2010 o corpo de irmã Dulce foi desenterrado, exumado, velado e sepultado pela segunda vez, sendo este o último estágio do processo de beatificação.
            No dia 27 de outubro de 2010, foi anunciada pelo cardeal arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Geraldo Majella Agnelo, em coletiva de imprensa realizada na sede das Obras Sociais Irmã Dulce ( OSID) a beatificação, última etapa antes da canonização, da religiosa Irmã Dulce, tornando-a a segunda beata da Bahia, a primeira é a Beata Lindalva Justo de Oliveira, beatificada em Salvador no dia 2 de dezembro de 2007.  O anúncio foi sucedido pelo decreto em 10 de dezembro de 2010 e aconteceu após o reconhecimento de um milagre pela intercessão da religiosa na recuperação de uma mulher sergipana, que havia sido desenganada pelos médicos após sofrer uma hemorragia durante o parto.



Irmã Dulce, o Anjo bom da Bahia, simplesmente amou e serviu a Jesus nos pobres...
idosos abandonados...



... crianças pobres e sofridas das ruas e favelas de Salvador...




... simplesmente acolheu o Reino de Jesus como uma criança...




... viveu verdadeiramente o mandamento cristão do amor ao próximo, como ensinou o Divino Mestre...



... simplesmente deixou-se ser guiada por Ele, para tornar-se apenas...

IRMÃ DULCE