terça-feira, 17 de maio de 2011

Ecumenismo: Diálogo oficial entre católicos e anglicanos em nova fase



Basílica de São Pedro, no Vaticano, sede da Igreja Católica Apostólica Romana


           A comissão internacional para o diálogo oficial entre a Igreja Católica e a Igreja Anglicana (ARCIC) vai iniciar uma nova fase de trabalhos, a terceira em mais de 40 anos.
           O anúncio foi feito no Vaticano, pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos.
          A reunião inicial da ARCIC III vai decorrer no mosteiro de Bose, norte da Itália, de 17 a 27 de Maio, dando cumprimento a uma decisão tomada pelo Papa Bento XVI e pelo arcebispo da Cantuária, Rowan Williams, primaz da Igreja Anglicana.
         Os responsáveis pela comissão são D. Bernard Longley, arcebispo católico de Birmingham (Inglaterra) e o arcebispo anglicano David Moxon, da Nova Zelândia.
          Segundo comunicado da Santa Sé, o encontro vai abordar “questões fundamentais relativas à «Igreja enquanto Comunhão – local e universal»”.
          Em Janeiro, o Vaticano anunciou a criação de um ordinariato pessoal nos territórios de Inglaterra e País de Gales, estrutura que visa acolher pastores e fiéis da Igreja Anglicana que desejem entrar em comunhão com a Igreja Católica, em conformidade com as disposições do Papa Bento XVI.
         Questões como a ordenação sacerdotal e episcopal de mulheres ou homossexuais acentuaram a divisão entre as duas Igrejas, separadas desde o século XVI, com o Acto de Supremacia da Igreja da Inglaterra (1534), no reinado de Henrique VIII



Catedral do Santíssimo Salvador, em Cantuária, Inglaterra, antigo mosteiro beneditino, atual sede da Igreja Anglicana





Sua Santidade o Papa Bento XVI e o Arcebispo Anglicano, Rowen Williams