sábado, 21 de maio de 2011

São Nicolau de Flüe, padroeiro da Suiça



im000241.jpg (327764 octets)
O hábito de São Nicolau 

im000239.jpg (314696 octets)

Os restos mortais de São Nicolau





              São Nicolau nasceu em 1417, em Flueli, perto de Sachseln.
           Seu desejo era seguir uma vida eremita, porém não conseguiu seguir seu intento. Foi deputado, conselheiro e juiz. Casou-se em 1445 com Dorotéia Wyss, com quem constituiu uma família numerosa, tiveram dez filhos, cinco homens e cinco mulheres. Um dos filhos foi vigário em Sachseln.
           Nicolau mantinha ainda seu propósito de vida solitária, embora sua mulher fosse contra. Ao completar 50 anos pôde realizar seu sonho.
           Sua vida santa e a prática de rigorosos jejuns chamavam a atenção das pessoas. Há testemunhos de que por longo período Nicolau alimentou-se exclusivamente da Eucaristia, durante dezenove anos. Mais tarde decidiu morar num barraco perto de Flueli, de onde saía somente para ir a missa.
           "Ó meu Senhor", costumava rezar, "dá-me tudo aquilo que de ti me aproxima". Deu-se conta de que não era a total solidão na charneca alsaciana que o aproximava de Deus, mas sim o serviço prestado ao próximo.
           Por dois momentos deixou o solitário barraco para defender sua pátria: em 1473, devido à ameaça austríaca e em 1481, quando esteve para estourar uma guerra civil. Devido aos bons resultados de sua colaboração recebeu o título de "pai da pátria"
           Seus vizinhos, sensibilizados por sua vida extremamente piedosa, construíram-lhe uma ermida e uma capela, que foi consagrada em 1469.
          Em 1487, no dia em que completava 70 anos, Nicolau morreu. Foi canonizado pelo Papa Pio XII em 1947.


Sachseln - Sachseln and Sarner Lake

Cidade de Sachseln, cidade onde está sepultado São Nicolau.