quinta-feira, 5 de maio de 2011

Beato Henrique Newman, cardeal

           " Eu te adoro, meu Senhor, terceira Pessoa da Santíssima Trindade, porque neste mundo de pecado estabeleceste uma grande luz no alto do monte. Fundaste a Igreja. Tu a estabeleceste e a sustentas e  a cumulas continuamente de teus dons, para que os homens possam vê-los, deles se aproximar, recebê-los e deles viver. Fizeste descer o céu sobre a terra, porque formaste uma grande assembléia que os anjos visitam por meio da escada que o Patriarca viu em sonho. Tu, com tua presença, restabeleceste a comunhão entre Deus e o homem, entre o céu e a terra; tu lhe deste o lume da graça que é uma só coisa com o lume da glória, do qual não é senão o princípio.
            Meu Deus, Eterno Paráclito, eu te adoro, Luz e Vida de minha alma (...). Tu em mim habitas de maneira inefável, pela tua graça, e me associo a ti e a toda a assembléia dos anjos e dos santos. Assim, segundo muitos afirmam, tu estás presente em mim, não só pela tua graça, mas com tua substância eterna, como se eu, de algum modo, embora não percebendo minha individualidae, nesta terra, ficasse absorvido em Deus".


Imagem de Beato John Henry Newman, CO 


            John Henry Cardeal Newman, nasceu em Londres no dia 21 de fevereiro de 1801 e faleceu em Edgbason no dia 11 de agosto de 1890, foi um sacerdote anglicano inglês, convertido ao catolicismo, posteriormente nomeado cardeal pelo papa Leão XIII em 1879. Foi beatificado no dia 19 de setembro de 2010 pelo papa Bento XVI. 
           Estudou no Trinity College de Oxford (1816) e no Oriel College (1822) e foi ordenado sacerdote da Igreja Anglicana. Tornou-se mais tarde num dos líderes do "Movimento de Oxford". Naquela época, ele considerava o anglicanismo de seu tempo excessivamente protestante e laicizado e considerava o catolicismo corrompido em relação às origens do cristianismo. Buscou uma "via média" entre os dois, e, pesquisando sobre os primórdios da Igreja Católica e do cristianismo em geral, terminou por converter-se ao catolicismo.
Depois de sua conversão ao catolicismo, em 1845, ele foi ordenado sacerdote da Igreja Católica em Roma (1847), abriu e dirigiu em Birmingham um oratório de São Filipe Neri e foi ainda reitor da Universidade Católica da Irlanda, em 1854.
          O apostolado no campo da  inteligência exercido por Newman foi intenso. As suas obras completas atingem a 37 tomos, versando sobre os mais variados assuntos —  teologia, filosofia, literatura, história e espiritualidade— e os arquivos do Oratório conservam as 70.000 cartas que escreveu. As obras que publicou sobre a Universidade de Dublin, tornaram-se clássicas para a literatura católica. Os seus Sermões espelham todos eles sólida piedade e grande amor pelas almas.