quarta-feira, 18 de maio de 2011

São Gilberto de Sempringham, testemunho de fidelidade a Cristo na castidade

     São Gilberto de Sempringham viveu sua vida sacerdotal e religiosa na castidade perfeita por amor a Deus, à Igreja e aos seus irmãos. A castidade de São Gilberto nos é possível conhecer através dos relatos de sua vida, que nos atestam seu zelo e cuidado para com as almas dos seus paroquianos. Uma vez, logo no início de sua ordem, ele teve um sonho em que colocava suas mãos nos seios de uma moça, a filha  de um casal, cuja casa estava hospedado. Acordou muito assustado e imediatamente mudou-se para a igreja de Santo André, em Sempringham.
       Para que a castidade seja possível no corpo é necessário que seja verdade na alma e no coração. Foi esta a experiência concreta que viveu São Gilberto.
       Sua castidade é um exemplo para todos os sacerdotes e consagrados uma vez que podemos ter até as tentações, mas com certeza, com a força do Espírito Santo somos todos capazes de superar e responder com alegria o nosso chamado. A castidade e o celibato devem caminhar juntos. Não é possível viver o celibato sem a castidade e muito menos, viver a castidade sem o celibato.
          É um convite muito importante que recebemos do Senhor: amar a Ele acima de todos os nossos afetos para podermos seguí-Lo mais de perto e testemunhá-Lo como o Senhor de nossas vidas.
          Assim viveu São Gilberto.