terça-feira, 3 de maio de 2011

São Filipe e São Tiago, apóstolos


          


São Filipe

             Filipe, nascido em Betsaida, aparece sempre em quinto lugar no elenco dos apóstolos. O Evangelho de João, no qual é citado três vezes, oferece-nos um interessante perfil desse apóstolo, deduzido de duas respostas que ele dá a uma pergunta formulada por Jesus.
             Primeiramente, quando da miraculosa multiplicação dos pães, em face da bem conhecida pergunta: "Onde compraremos pão?...". Após ter passado os olhos pela multidão, Filipe refletiu de modo prático: "nem duzentas moedas seriam suficientes...".
             Durante a última ceia, quando Jesus menciona o mistério da Santíssima Trindade, Filipe intervém bruscamente: "Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta!..". Diante do mistério, ele, como Tomé, deseja tocar com a mão ou, melhor dizendo, ver com os próprios olhos, "aquilo que o olho humano não é capaz de ver"  sem o lumen gloriae, de que falam os teólogos.
              Foi quando, pela última vez, o apóstolo se fez presente. Segundo a tradição que, em traços sumários, relata seu perfil, depois de Pentecostes, Filipe se consagra a pregar o Evangelho na Ásia Menor até que, chegando aos 87 anos, na época do imperador Domiciano, foi crucificado como Cristo.
           As relíquias de São Felipe estão guardadas numa Igreja de Roma, que é consagrada a São Felipe e São Tiago. Um braço, que existia em Constantinopla, no ano de 1204, foi transportado para Florença




São Tiago

             São Tiago, denominado "Menor", para distingui-lo do homônimo, irmão de João, é primo de Jesus e autor de uma epístola dirigida a todas as comunidades cristãs. Emerge daí a figura de um homem austero e de poucas palavras.
             Com efeito, é ele quem nos admoesta sobre o comedimento no falar, pois devemos dar contas a Deus de cada palavra supérflua! Com o recuo dos séculos, suas palavras constituem um sinal: "Ó ricos, clamam contra vós os bens de que privastes os trabalhadores...".
             Sobre o martírio desse apóstolo, que foi bispo de Jerusalém, após o martírio do outro Tiago, temos notícias de primeira mão transmitidas pelo historiador judeu Flávio Josefo. Segundo este, Tiago Menor foi apedrejado em 10 de abrio de 62, quando tinha 96 anos de idade após uma tentativa de preciptá-lo do templo. A condenação foi decretada pelo sumo sacerdote Ananias II, que se aproveitou do vácuo de poder que se seguiu à morte do procurador romano Festo.Suas últimas palavras foram: "Pai, perdoai-lhes, porque não sabem o que fazem". O corpo foi sepultado no lugar do martírio e, após oito anos, Jerusalém foi destruída. Os Judeus reconheceram nisso o castigo de Deus, tendo o corpo em 572 sido transferido para Constantinopla, e hoje se encontra na Igreja "Dodeci Apostoli", em Roma.