sábado, 28 de setembro de 2013

São Siluane, o Athonita (também conhecido como São Silvano do Monte Athos), Monge Ortodoxo


São Siluane nasceu em 1866, de família devota provenientes da Villa de Sovsk na região de Tambov. Com a idade de 27 anos recebeu uma bênção de São João Kronstadt e foi para o Monte Atos onde se fez monge no Monastério Russo de São Panteleímon. Recebeu da Mãe de Deus, “Theotokos”, o dom da oração contínua e recebeu a visão de Nosso Senhor Jesus Cristo glorificado, quando ele estava no interior da igreja dedicado ao Santo Profeta Elias do mesmo Monastério. 
Após ter perdido o dom da oração contínua, caiu em tristeza profunda durante 15 anos. Após estes anos de tristeza, ele recebeu de Cristo o ensinamento: “Guarda tua mente no inferno, e não desespere.” Faleceu em 24 de setembro de 1938.
Deixou seus escritos que foram editados por seu discípulo e aluno, o“Sterets” Pe. Sofrônio, que escreveu a biografia completa de São Siluane, juntamente com seus ensinamentos, na obra “São Siluane, o Athonita”.

São Siluane: «Sobre o Amor»


A alma não consegue conhecer a paz, a não ser que reze pelos seus inimigos. A alma que aprendeu, pela graça de Deus, a rezar, sente amor e compaixão por cada coisa criada e, em particular pela humanidade por quem o Senhor sofreu na cruz e por quem teve compaixão.

O Senhor me ensinou a amar meus inimigos. Sem a graça de Deus não conseguimos amar nossos inimigos. Só o Espírito Santo ensina a amar até mesmo os demônios a quem sentimos piedade, pois eram antes bons e perderam sua humildade em Deus.

Eu lhe implorei: prove-me isto. Quando um homem lhe afronta ou traz desonra sobre sua cabeça, ou te rouba, ou persegue a Igreja, reza ao Senhor dizendo: “Ó Senhor, nós somos todos tuas criaturas. Tem piedade de teus servos e torna seus corações arrependidos”; e você saberá que a graça já está em tua alma.
Inicialmente, ordena a teu coração amar teus inimigos, e o Senhor, vendo tua boa vontade, vai te ajudar em todas as coisas e, esta experiência por si só vai mostrar o caminho. Mas o homem que pensa com malicia sobre seus inimigos, não tem o amor de Deus dentro de si, e não conhece a Deus.

Se rezas por teus inimigos, a paz chegará a ti; mas quando consegues amar os teus inimigos – saiba que, a graça de Deus habitará abundantemente em ti, ainda que eu não seja uma graça perfeita, mas o suficiente para a salvação.
Enquanto odiares teus inimigos, é sinal que o espírito do mal habita em ti causando maus sentimentos em teu coração, pois segundo a palavra do Senhor, de nosso coração procede palavras más ou boas.
O bom homem pensa interiormente, desta maneira: cada um que se desviou da verdade traz a destruição sobre si mesmo e, por isso, devemos sentir piedade dele. Mas, com certeza, o homem que não aprendeu o amor do Espírito Santo, não rezará pelos seus inimigos. O homem que aprendeu o amor do Espírito Santo, sente a vida inteira tristeza por aqueles que não foram salvos e por quem choram abundantemente, e a graça de Deus lhe da força para amar os inimigos.

Entenda-me: isto é tão simples! Pessoas que não conhecem a Deus, ou que estão contra Ele, merecem piedade; o coração se entristece por eles e os olhos por eles choram. Tanto o Paraíso quanto o inferno, ambos são claramente visíveis para nós: Sabemos disto pelo Espírito Santo.
O Senhor mesmo não disse: “O Reino de Deus está dentro de vós”?
Assim, a vida eterna tem inicio aqui nesta vida; e aqui plantamos as sementes do inferno eterno. Onde existe o orgulho não é possível também existir a graça e, se perdermos a graça, também perderemos o amor de Deus e a confiança da oração. A alma por isso está atormentada com pensamentos maus e não entende que precisa prostrar-se e amar seus inimigos, pois não existe outra maneira de ser agradável a Deus.