quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Beato Francisco Mayaudon, mártir



        Nascido em Terrasson, Dordogne, em 4 de maio de 1739, filho de um médico. Ele recebeu a tonsura em 1752 e estudou na Universidade de Paris, onde as notas brilhantes. Ordenado sacerdote, recebeu um canonicato na Catedral de Saint-Brieuc (1771) e atuou nesta diocese vigário geral. Nomeado reitor de Soissons em 1779, nesta diocese foi também vigário geral. 
        Ao se recusar a jurar a constituição civil do clero, Soissons esquerda (setembro de 1792) e foi com a irmã. Em novembro 1793 foi preso e jogado na prisão Notre-Dame de Perigueux. 
       Em dezembro, ele foi reconhecido como adequado para a deportação, e na primavera seguinte, foi enviado a Rochefort, onde ele embarcou em Les Deux Associés, como resultado das misérias sofridas, morreu em 11 de setembro de 1794.
         Ele foi enterrado na ilha Madame. A notícia continuou ele, assim como suas cartas mostram-nos um totalmente entregue a Jesus Cristo crente, paciente na adversidade e firmes na fé. Doce, amável, modesto, afável. Ele foi beatificado em 01 de outubro de 1995 pelo Papa João Paulo II.