terça-feira, 24 de setembro de 2013

Santa Tecla de Icônio, virgem e mártir



     Não houve nome mais célebre na Antiguidade cristã; dizer duma mulher que era outra Tecla era reconhecer-lhe as mais elevadas virtudes. Assim se exprimiam São Jerônimo para louvar Santa Melânia e São Gregório Nazianzeno para exaltar a santidade de Santa Macrina, sua irmã.
     As informações que a respeito de Santa Tecla se encontram nos antigos Padres são tiradas das Actas de Paulo e Tecla, documento apócrifo do 2º século, que já Santo Agostinho afirmava ter sido interpolado e falsificado.
     Convertida por São Paulo, Tecla viveu durante algum tempo em Icônio (na atual Turquia). Sofreu muitas tribulações para se conservar fiel à fé e ao voto de virgindade que tinha pronunciado, e acabou tranquilamente a vida em Selêucia, onde o seu túmulo foi venerado desde o século IV.
     Nada mais se sabe ao certo desta virgem ilustre, venerada tanto na Igreja Grega como na Romana, exaltada por Santo Epifânio, São João Crisóstomo, São Metódio de Olimpo e Santo Ambrósio, a qual era invocada pela liturgia, à cabeceira dos moribundos, na seguinte oração:

     “Senhor, que livraste a bem-aventurada Tecla, virgem e mártir, de três tormentos cruéis, nós Vos suplicamos que na vossa bondade Vos digneis libertar esta alma e conceder-lhe a graça de gozar convosco dos bens celestiais. Amém”. 

     Os três tormentos mencionados nesta prece são: a fogueira, os leões, e as serpentes, aos quais, segundo dizem as Actas de Paulo, Tecla foi condenada e que não lhe causaram qualquer mal. Diz-se que a deixaram finalmente morrer em paz ao terminar o século I.
     Santa Tecla é invocada pelos fieis como a padroeira dos agonizantes e é também solicitada para interceder por eles contra os males da vista. A Igreja confirmou o seu culto pela tradição dos fiéis e manteve o dia em que tradicionalmente a sua festa é realizada.
 
Fonte: Santos de cada dia, Pe. José Leite, S.J. Editorial A. O. – Braga.
 
Etimologia: Tecla, do grego Thékla, abreviação de Theókleia: "glória (kleia) de Deus(theós). O nome é ainda muito usado principalmente nos países de língua alemã.