domingo, 8 de setembro de 2013

Santo Adriano de Nicomédia, mártir

Ficheiro:Adrian and Natalia.jpg

            Mártir no ano de 304. Foi um soldado romano que se converteu ao cristianismo quando via os cristãos morrerem de fome alegremente. Adriano era um oficial estacionado na Nicomédia (moderna Turquia) durante o reinado do Imperador Diocleciano.  
             Ele  recusou-se a fazer sacrifício aos deuses romanos e foi preso. De acordo com a tradição durante a sua prisão, sua esposa Natália colocou  roupas de homem e  cuidou dele e dos seus amigos prisioneiros. Quando foi martirizado  Natália  assistiu suas pernas serem esmagadas e seus braços serem cortados. 
           Ela recuperou um dos braços do seu marido quando os romanos tentavam queimar seus restos mortais. Inexplicavelmente uma forte chuva apagou a fogueira. Natália  então pegou o braço de Adriano e escapou da área para não chamar a atenção dos oficiais romanos. 
           Ela foi então para Constantinopla (hoje Istambul) onde o corpo de Adriano tinha sido levado por outros cristãos e estava incorrupto. Ela costurou o braço de São Adriano no devido lugar e suas relíquias estão na Catedral de Istambul.