domingo, 29 de setembro de 2013

São Renato Goupil, mártir


         Nasceu 15 de maio de 1608 em Saint-Martin-du-Bois, a diocese francesa de Angers. Ele estudou em Chantilly, perto de Paris, mas teve que interromper seu noviciado com os jesuítas por causa de sua surdez. Em seguida, celebrado entre os irmãos leigos que estavam pedindo serviços gratuitos dos jesuítas, em troca de sua subsistência, e ser um cirurgião, ele se ofereceu para ir para o trabalho nos hospitais que a congregação tinha fundado, entre outras coisas, no Canadá. Em 1640 Rene Goupil, assim, veio com a missão de Sillery de Saint-Joseph.
        Dois anos mais tarde, ele embarcou em uma viagem de canoa com o Padre Isaac Jogues e quarenta Hurons para as missões nas terras dessas pessoas, mas caíram em uma emboscada em Lac Saint-Pierre pelo Iroquis, inimigos acérrimos dos Hurons. Eles foram cruelmente torturados e mutilados, vendo primeiro rasgar as suas unhas e dedos. Colocaram-nos a noite deitado no chão, nus e acorrentados, e derramou sobre eles brasas e cinzas.
        Durante o cativeiro, Goupil foi visto ensinar às crianças algum sinal da cruz e, em seguida, foi morto com uma arma de caçar falcões em Ossenon 29 de setembro de 1642. Ele morreu pronunciando o nome de Jesus.
        Estes mártires foram beatificados em 1925 e canonizada em 1930 pelo Papa Pio XI. Enquanto a comemoração do indivíduo ocorre no San Goupil Renato Martyrologium Romanum hoje no aniversário de seu martírio, a celebração coletiva deste grupo de mártires é determinada pelo calendário litúrgico a 19 de outubro.
        São Renato Goupil é considerado como um patrono celeste dos Anestesiologistas. A paróquia dedicada a ele é no Saint-Michel em Montreal, perto do qual há também um parque homônimo. Outras paróquias de São Rene Goupil estão na Diocese de Gatineau-Hull e no estado de Minnesota