terça-feira, 24 de setembro de 2013

Beato Dalmácio Moner, sacerdote


Martirológio Romano : Em Girona, Catalunha, na Espanha, o Beato Dalmácio Moner, sacerdote da Ordem dos Pregadores, conhecido por seu amor à solidão e ao silêncio .

       Dalmácio nasceu em Santa Coloma de Farnes, em Gerona, no seio de uma família rica. Ele estudou com os beneditinos no mosteiro de Sant Pere de Cercades e foi então enviado para Girona para estudar artes liberais. 
      Enquanto estava em Girona, durante a sua estadia ele é pago para ensinar os filhos dos girundeses, filhos de classes abastadas. 
      Em 1308 vamos encontrá-lo estudando Lógica em Montpellier em 1310 e professou no convento dominicano de Santo Domingo de Girona, onde continuou a estudar em Valencia, novamente em Montpellier, Barcelona. Era leitor nos conventos de Castelló d'Ampuries, Tarragona, La Seu d'Urgell e Cervera. Ele recebeu seu doutorado em teologia. 
        Como Dominicano foi mestre de noviços. Embora sempre viveu no convento de Girona, por ordem de seus superiores implantou muitos conventos pela Catalunha: em Castelló d´Ampures, Manresa, Cervera e Balanguer. Sua vida dentro da Ordem foi uma constante fidelidade à regra e continuou a recusar em todos os tipos de posição ou título. 
          Em vida, ele tinha uma reputação de santidade e muitas pessoas vinham para o convento para pedir conselhos como o conde Pedro Ampurias e filho do rei James II de Aragão, Bernardo, Visconde de Cabrera e Don Pedro, bispo de Girona.
            A inocência da vida e da humildade e seu espírito de oração, são as principais características de sua vida espiritual. Ele viveu fenômenos místicos, e viveu com tanta austeridade que era mais admirável do que imitável. Quatro anos antes de sua morte pediu para ser dispensado em uma caverna perto do mosteiro.