Designa-se por este nome um grupo de 14 Santos particularmente célebres pela eficácia da sua invocação. Foi, na Alemanha, no século XV, que surgiu a ideia de lhes prestar culto duplo: individual, na data do calendário; e coletivo, que hoje era celebrado. Representam-se muitas vezes os 14 em grupo.
São os seguintes que se reconhecem respectivamente:
S. JORGE (23 de Abril)
É conhecido pelo dragão que ele subjuga. Invoca-se nas doenças de pele. É patrono dos guerreiros, com São Sebastião e São Maurício.
S. BRÁS (3 de Fevereiro)
É conhecido pelas duas velas cruzadas. É invocado nas afecções de garganta; e nas doenças dos animais na Rússia. Protege também os cardadores.
S. ERASMO ou TELMO (14 de Abril)
É conhecido pelas entranhas enroladas à volta dum cabrestante. É invocado nas doenças dos intestinos. Os marinheiros, e homens do mar em geral, tê-no como patrono.
S. PANTALEÃO - (27 de Julho)
É conhecido pelas duas mãos pregadas. Invocado nos enfraquecimentos; é o patrono dos médicos com São Lucas, São Cosme e São Damião. É também padroeiro da cidade do Porto.
S. VITO ou GUIDO (15 de Junho)
É conhecido pela sua cruz. Invocado contra a coreia (dança de São Vito), a letargia, a mordedura de animais venenosos e cães danados.
S. CRISTÓVÃO (25 de Julho)
É conhecido pelo Menino Jesus que leva aos ombros. É invocado nos furacões, tempestades, tempos de peste e para evitar acidentes de viagem.
S. DINIS ou DIONÍSIO (9 de Outubro)
É conhecido pela cabeça que tem na mão. É invocado contra as possessões diabólicas.
S. CIRÍACO (8 de Agosto)
É conhecido pelo seu hábito de diácono. Invocado nas doenças dos olhos e possessões do demónio.
S. ACÁCIO (8 de Maio)
É conhecido pela sua coroa de espinhos. É invocado nas doenças da cabeça.
S. EUSTÁQUIO (20 de Setembro)
É conhecido pelo veado e equipagem de caça. Recorre-se à sua intercessão para conseguir a preservação do fogo eterno, ou temporal.
S. EGÍDIO ou GIL (1 de Setembro)
É conhecido pela sua cógula beneditina e a sua corça. É invocado contra o pânico, a loucura e os medos nocturnos.
S. MARGARIDA ou MARINHA (20 de Julho)
É conhecida pelo dragão que ela segura por cadeias. É invocada nas doenças dos rins e pelas mulheres que estão para ser mães.
S. BÁRBARA (4 de Dezembro)
É conhecida pela torre e pelo cibório encimado pela hóstia. É invocada contra o raio e a morte repentina.
S. CATARINA (25 de Novembro)
É conhecida pela roda quebrada. A sábia conselheira é invocada pelos estudantes pelos filósofos cristãos, pelos oradores, advogados, etc.