quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Santa Alfreda de Crowland, monja beneditina


     Alfreda (ou Elfthritha, Ælfleda, Æfthryth, Alfritha, Etheldreda) foi uma reclusa da Abadia de Crowland, Inglaterra. Nasceu no século VIII na Mércia, um dos três reinos anglo-saxões fundados nos séculos V-VI pela antiga população germânica dos Anglos, de quem deriva o nome atual da Inglaterra (England = terra dos Anglos).
     Alfreda ou Eteldreda era a bela filha de Offa da Mércia (+ 796), um dos mais poderosos dos reis anglo-saxões e conquistador de vários contemporâneos, e de Coenthryth. O seu nome é mencionado entre os filhos do Rei Offa em um “privilégio” concedido ao soberano no ano de 787.
     Offa tinha sua corte em Sutton Walls, Herefordshire, para onde foi, no ano 793, o Rei Etelberto da Anglia Oriental, outro reino fundado pelos Anglos, firmar seu noivado com a jovem Eteldreda. A rainha Coenthryth pensou que o visitante desejava tomar o trono de Mércia e persuadiu Offa a matá-lo.
     Há notícias sobre o acontecido na “Crônica” de Crowland, do século XIV ou XV, que provavelmente se deve ao Abade Ingulf (+ 1109). Neste relatório é narrado que Santa Alfreda havia sido dada por noiva ao Rei Etelberto, da Anglia Oriental, que foi assassinado (794) ao que parece, por Offa. O homicídio foi documentado.
     Depois da morte de Etelberto, sua noiva, Alfreda, como para reparar o violento crime, se retirou na Abadia de Crowland, em Yorkshire (na Inglaterra norte-oriental, que havia sido fundada por São Guthlac), onde ocupou uma cela de reclusa, na parte meridional da igreja, perto do altar mor.
     Na mencionada Abadia de Crowland seu cunhado Wiglaf de Mércia se refugiou por quatro meses em 827, por estar sendo perseguido por Egberto de Wessex, outra região da futura Inglaterra.
     Em 830 Wiglaf reconquistou o reino e para agradecer a hospitalidade recebida na abadia confirmou todas as suas propriedades e ao mesmo tempo exaltou a santidade da cunhada ali reclusa.
     Alfreda morreu por volta do ano 834. Suas relíquias foram destruídas quando a abadia foi saqueada pelos dinamarqueses em 870. Sua festa é celebrada no dia 2 de agosto.

Abadia de Crowland

     Esta abadia, fundada por São Guthlac, foi um centro medieval de vida religiosa. Hoje, entretanto, está quase totalmente em ruinas. Por séculos os monges viveram ali silenciosamente, cultivando seus campos e rezando por longas horas. No século XV os vizinhos da abadia reclamaram junto às autoridades uma parte de suas terras, caso que foi levado a julgamento em 1413. No século seguinte, Henrique VIII dissolveu os mosteiros da Inglaterra. Muitos mosteiros foram saqueados e destruídos. A Abadia de Crowland foi dissolvida em 1539.

São Guthlac com sua irmã S Bega