sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Beato Ghebra Miguel



Martirológio Romano : Em Cerecca-Ghebaba, povo da Etiópia, Ghebra Beato Miguel, ou seja, "Servo Miguel", sacerdote da Congregação da Missão e mártir, que procurou sempre em seus estudos e orações a verdadeira fé.Tendo abraçado a doutrina da Igreja verdadeira, as prisões sofridas por ele em primeiro lugar, e, em seguida, guardado por soldados e carregado seus pés com correntes, foi forçado a caminhar por 13 meses, até que, exausto pela cílios recebeu, morreu consumido pela sede e a fome .


      Nascido em Mertulé Dibo Mariam, na Etiópia. A criança tinha sido pastor, mas foi capaz de estudar e se tornou um jovem estudioso, teólogo copta e se tornou um monge. Ele ensinou a escola em Gondar, e foi o mais famoso teólogo da Igreja Copta da Etiópia de seu tempo. Nesta fase de aluno e professor se interiormente concebida muitas dúvidas sobre a verdade do monofisismo de sua igreja. 
      Em 1841, a morte do "Abuna" ou bispo copta da Etiópia, tinha que ir para o Egito com o patriarca copta nomear o sucessor do falecido. Enquanto isso, o bispo missionário de Jacobi St. Justin, que era amigo do príncipe Ubie, propôs que o novo bispo foi nomeado a partir de Roma. O príncipe decidiu que os etíopes que havia chegado ao Cairo visitasen também Roma, especialmente o túmulo dos apóstolos e de fazer uma visita de cortesia ao Papa. Ghebra que estava no grupo teve a oportunidade de aprender sobre o catolicismo, e também visitou Jerusalém.
     A viagem levou a uma Ghebra crise espiritual. Patriarcado Copta desapontado, porque ele viu má-fé e ignorância religiosa. Mas Roma e Jerusalém, ele entusiasmado. De volta ao Cairo, o patriarca fez assinar um decreto aceitar a fé de Calcedônia, mas o novo "Abuna" para a Etiópia quebrou, e foi quando Ghebra decidiu mudar-se ao catolicismo em 1844, pelas mãos de São Justino de Jacobi. 
        Na Etiópia, Miguel e Justin lutaram contra a heresia monofisita de coptas da Etiópia, e, neste momento, Michael foi ordenado e entrou nas Paules ou Congregação da Missão.
        Devido à sua grande cultura, a missão que foi confiada foi a de professor no seminário católico, editor de livros na língua etíope e organizador da obra apologética contra o monofisismo oficial, etc.
       Em 1855, o novo "Negus" da Etiópia, Theodore II, iniciou uma perseguição de seus súditos católicos, por iniciativa de "Abuna" Salema, que era contra os missionários. Justin foi preso, torturado e deportado. Michael, passou 13 meses na cadeia e foi julgado e condenado à morte, mas o cônsul britânico teve a sentença foi comutada para prisão perpétua. Quebrei-se que o deixou cego, mas não melhorou a sua perseverança. Ele foi obrigado a seguir o rei na sua caminhada, com fome, com sede, bater, até que ele contraiu disenteria de que ele morreu em verdadeiro campo-Ghebaba Cerecca.