quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Beato Domingos Jedrzejewski, sacerdote e mártir


    Martirológio Romano: No campo de concentração de Dachau, perto de Munique, na Baviera, Alemanha, Bendito Domingos Jedrzejewski, sacerdote e mártir, que, no calor da guerra, expulsos da Polônia e mantido em uma prisão estrangeira, pois Cristo morreu torturados. (1886-1942).
   Nascido em Kowal. Sua primeira vocação era a de professor, mas depois de três anos de estudo os professores escolheram o sacerdócio e entrou para o seminário da diocese de Wloclawek, onde foi ordenado em 1911. 
   Foi vigário das paróquias de Zadzim, Poezesna e Kalisz, e depois foi diretor do Instituto de Turek. Teve grande compromisso do trabalho social e da educação.
    Em 1925, ele teve que deixar o ensino por problemas de saúde e mudou-se para a paróquia Kokanin rural, quando sua saúde melhorou, foi nomeado pároco de Gosławice.
   Em 1940, a Gestapo prendeu-o e levou-o para o campo de concentração de Sachsenhausen e depois para Dachau, na Alemanha. Dois anos depois ele morreu exausto pelo trabalho forçado.Nunca se queixou ou amaldiçoado ninguém. Ele sofreu com humildade e paciência.