quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Beata Bonifácia Rodriguez Castro, fundadora


           Nasceu em Salamanca (Espanha) no dia 6 de Junho de 1837 numa família de artesãos profundamente cristã, onde aprendeu a caridade, a pobreza e o trabalho manual. 
           Juntamente com o Padre Francisco Butiñá, S.J., Bonifácia fundou em 1874 a Congregação das Servas de São José. A sua fidelidade ao carisma de fundação, que consistia no cuidado e na formação das jovens abandonadas, levá-la-á a fundar uma nova casa em Zamora, onde passou os últimos 22 anos da sua vida.
             Em virtude da sua santidade, carisma e vida entregue aos pobres e às jovens sozinhas,  Bonifácia  representa  um verdadeiro  dom  à  Igreja,  que  se  alegra  e  dá graças  a  Deus  pela  sua Beatificação.
          Seguindo o exemplo da carpintaria humilde de Nazaré, Bonifácia conseguia reconciliar o trabalho e a oração, que para ela se tornou uma verdadeira fonte de vida espiritual e de santificação e ainda hoje representa a principal característica da espiritualidade da sua Congregação.
               Com efeito, o seu carisma e a sua espiritualidade, profundamente atuais na sua época, continuam a ter o seu pleno vigor também hoje. Num mundo desiludido e desprovido de esperança, Bonifácia ensinou com a sua própria vida a esperar onde parecia não haver mais esperança, e a continuar a lutar mesmo no meio das adversidades.
         Como testemunha de Nazaré, Bonifácia mostra-nos que uma vida normal e quotidiana, silenciosa e anônima pode ser repleta de significado, tornando-se assim um lugar de encontro com Deus e com o próximo. A sua vida continua a proclamar em silêncio que o que mais conta não é ter, mas ser, embora este ensinamento nem sempre seja seguido na cultura contemporânea. Além disso, Bonifácia recorda-nos que Nazaré constitui a semente e a expressão daquilo que é autenticamente humano.
         Num mundo em que muitas vezes as condições de trabalho são injustas e desumanizam o homem, numa sociedade caracterizada pelo bem-estar e pelo consumismo, são necessárias testemunhas que ajudem a dar novamente ao trabalho do homem o seu significado de criação e de colaboração com a obra de Deus, que enobrece a pessoa. Com o seu estilo de trabalho transcendente e solidário, a nova Beata mostra o autêntico significado do trabalho e, reconciliando o mesmo com a oração, proclama ainda hoje que é possível encontrar Deus no trabalho ordinário e que ele pode tornar-se um lugar onde viver a fraternidade e a solidariedade, e um âmbito onde anunciar a Boa Nova do Evangelho. Irmã Bonifácia Rodríguez Castro regressou à Casa do Pai no dia 8 de Agosto de 1900.