quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Santa Margarida de Cesolo, viúva


     Santa Margarida nasceu em Cesolo, uma fração de San Severino, Marche (Itália), em 1325, e é chamada de "pés descalços". Seus pais, pessoas de origem humilde e dedicadas à agricultura, deram-lhe uma profunda educação cristã.
     Na idade de 15 anos, enquanto estava cuidando das ovelhas, Jesus apareceu-lhe sob o disfarce de um peregrino pobre e pediu-lhe algum alimento, e a jovem ofereceu-lhe o único pão que ela tinha. Tendo voltado para casa com fome, perguntou à mãe se ela tinha algo para alimentá-la. A mãe disse que nada tinha para lhe dar. Margarida pediu para ela olhar no armário, a mãe atendeu seu pedido e com assombro descobriu que o armário estava tão cheio de pães, que daria para satisfazer as necessidades da família e dos pobres da vizinhança.
     Para não contradizer a vontade dos pais, concordou em se casar com um jovem da cidade. Ela teve uma filha que educou segundo os princípios cristãos. Após a morte de seu marido decidiu dedicar sua vida a servir os pobres, unindo a caridade à oração e à penitência.
     Com a finalidade de mais se assemelhar à Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, Margarida se infligia terríveis castigos: caminhava descalça pelas ruas da cidade (daí o nome de Margarida "descalça"), usava cilício, dormia numa cama de varas e descansava a cabeça em uma pedra.
     Enfrentou uma longa e dolorosa doença com muita fé e resignação. Em 5 agosto de 1395, aproximando-se da morte, atendendo ao pedido da filha para que ela deixasse uma recordação, a pele dos pés saiu em forma de sapatos com a marca de todos os cinco dedos. Depois disso ela expirou. Seu corpo está sepultado na igreja paroquial de Cesolo. 
Martirológio Romano: Em San Severino, Marche, Santa Margarida, viúva.

Paisagem da região de Cesolo, Marches