sábado, 10 de agosto de 2013

Santa Pletrudes, fundadora



     Ela nasceu de uma família nobre perto de Trier. Ugoberto, seu pai, parente do santo bispo Teodardo, tornou-se, em 705, Bispo de Maastricht e sua mãe era, como agora é geralmente reconhecida, a Beata Irmina, que morreu como abadessa de Oren e está provavelmente enterrada em Weissenburg.
     Pletrudes se casou com o francês Pepino e exerceu uma influência benéfica sobre ele; tiveram dois filhos, Drogo e Grimaldo que morreram prematuramente. Seu relacionamento com o marido, no entanto, foi muitas vezes ofuscado pela presença de uma concubina, Alpaida (Chalpaida), que deu à luz Carlos Martel.
     Em 697-98, ela teve uma participação decisiva na fundação do mosteiro de Echternach, que fica no território de Luxemburgo atualmente, que foi dado a São Vilibardo para dirigi-lo, e do mosteiro de Kaiserswerth, com a ajuda de São Suitberto. A partir destes dois centros partiram missionários anglo-saxões em particular para a conversão dos frísios.
     Após a morte de Pepino, em 714, Pletrudes confiou a regência a Carlos Martel e retirou-se para Colônia, onde fundou uma igreja em honra da Mãe de Deus, que mais tarde ficou conhecida como "Santa Maria no Capitólio", e uma comunidade monástica.
     Segundo a tradição, ela faleceu em Colônia, em 10 de agosto de 725. O culto de Santa Pletrudes limitou-se à igreja fundada por ela e ao convento de Santa Maria no Capitólio, onde seu túmulo ficava no meio do coro antes do altar-mor; na cobertura do túmulo o retrato da Santa foi esculpido no século XI.
     As informações sobre Pletrudes resultam sobretudo da Chronica Regia do século XII, que embora seja tardia, o fato é que a tradição que a considera santa e fundadora se manteve ininterruptamente. O dia de sua morte foi sempre celebrado como uma "memoria Plektrudis reginae fundatricis huius ecclesiae", e, apesar da opinião do Bollandistas, seu culto é provado sem qualquer dúvida.
     O Calendário de Essen, séculos XIII e XIV, registra o seu nome, bem como a Ladainha do Liber Capitularis de Santa Maria no século XIV. Sua festa era celebrada inicialmente em 10 de agosto; mais tarde em 11 de agosto e também em 18 de setembro. 
Echternach, Luxemburgo, vendo-se ao fundo a Abadia