terça-feira, 1 de outubro de 2013

São Romano, o Melódico, diácono e poeta litúrgico

Romano

       Martirológio Romano: Em Constantinopla, santo Romano, diácono, que foi apelidado Melódico por sua sublime perícia artística em compor hinos eclesiásticos em honra do Senhor e dos santos (c. 500).
              Etimologia: Romano = pertencente a Roma. Vem da língua latina.
            São Romano é chamado “O Melódico" porque nos deixou rimas belíssimas para o canto em língua grego-bizantina. Se o considera o mais original e notável dos escritores de hinos greco-bizantinos. Era judeu, convertido ao cristianismo. Sua santidade sobre a terra, transcorre assim, melodiosamente, ainda antes de entrar no coro celestial dos Santos. Mas se bem que o material poético deixado por São Romano Melódico é imponente, os dados sobre sua vida são escassíssimos. Se sabe que nasceu em fins do século V na cidade de Emesa, na Síria. 
             Foi diácono, depois coadjutor em Beirute, na igreja da Ressurreição. Trasladado a Constantinopla, em tempos do Imperador Anastácio, se retirou para a Igreja da Mãe de Deus. Morreu, pouco depois, em 555. Se conta que na véspera de um Natal, lhe apareceu a Santíssima Virgem, entregando-lhe uma canção, e convidou-o a cantá-la. Na manhã seguinte, dia de Natal, Romano, desde o púlpito da igreja, em lugar de pregar, começou a cantar. Cantou, inspirado e santo, seu primeiro hino litúrgico, que começa com estas palavras: "Hoje da Virgem - nasce o Super consubstancial - e a terra oferece ao Inacessível. - os anjos com os pastores - proclamam sua glória. - O Maior dos Astros - há nascido para nós o novo Infante - Deus de eterno ".
           A este hino se seguiram muitos mais. Se diz que Romano compôs milhares. Os estudiosos lhe reconhecem oitenta, que não é pouco. Seus hinos são vívidos, inspirados, dramáticos, mas talvez muito longos e demasiado elaborados para os gostos modernos. Romano deu-lhes a clássica forma dos hinos conhecidos como oskontakion.
             Santo Romano o Melódico está considerado como o poeta litúrgico bizantino mais importante. Famoso em seu tempo, hoje é conhecido somente entre os eruditos. Entre suas obras, além daquela do Natal, se encontra o Hino da Apresentação no Templo, o da Negação de Pedro, o de Maria ao Pé da Cruz, o da Ressurreição, o do Juízo Final, etc.