terça-feira, 8 de outubro de 2013

Santa Justina de Pádua, virgem e mártir

Saint Justina of Padua.PNG

        Santa Justina foi batizada por São Prodoscimus de Pádua em 300 DC e foi  uma virgem mártir em Pádua. Ela é muito popular na Itália.
          Ela está listada como tendo sido mártir na Martirologia de São Jerônimo. Ela teria sido martirizada por não querer renunciar a sua fé e oferecer sacrifícios aos  deuses romanos. Diz a tradição que ela era muito bonita e um nobre romano queria casar-se com ela, mas foi recusado por ser pagão e o procônsul  martírios mandou que a martirizassem para que renunciasse a sua fé. 
         Os relatos dos “Atos do Martírio” eram feitos por escribas romanos que tinham a orientação de descrever o martírio com detalhes e não dar muita ênfase a pessoa sendo supliciada. 
          A idéia era assustar cristãos visto que “Atos do Martírio” eram públicos e ficavam expostos  nas bibliotecas da cidade onde ocorria o martírio e em Roma. Depois de ser martirizada sem sucesso amarram Santa Justina a um poste no pátio do anfiteatro de Pádua e, derramaram nela uma espécie de resina e atearam fogo, mas ela continuou a cantar louvores a Jesus. 
         Soltaram então dois tigres famintos, entretanto os mesmos deitaram a seus pés. O procônsul enfurecido, ordenou que fosse decapitada.
           As suas relíquias estão na igreja de Fausta, Itália


Basílica de Santa Justina


interior da Basílica