domingo, 6 de outubro de 2013

Santa Ana Schäffer, mística


Anna Schäffer.jpg

     Ana nasceu no dia 18 de fevereiro de 1882, em Mindelstetten, entre Regensburg e Ingolstadt, no coração da Baviera (Alemanha), numa família muito pobre; o seu pai era carpinteiro e morreu aos 40 anos, deixando a família na penúria.
     Menina calada, reservada, ela aprendeu a piedade e o amor de Deus com sua mãe, que a ensinou a ser boa cristã. Depois de fazer a 1ª. Comunhão, ela se ofereceu ao Senhor, sendo o seu maior desejo entrar em uma ordem de irmãs missionárias.
     Ana recebeu a instrução elementar na escola de Mindelstetten; aos 14 anos de idade teve que tornar-se criada em Ratisbona, em casa de uma farmacêutica; depois, em Landshut, trabalha para um jurista.
     Com a morte do pai, retornou à Mindelstetten para ajudar a mãe a cuidar da família e trabalhar nos arredores como doméstica.
     No dia 4 de fevereiro de 1901, enquanto fazia trabalho doméstico em Stammham, Ana Schäffer escorregou e caiu quando arranjava um cano e queimou as pernas em água a ferver. Levada para o hospital, nos anos seguintes foi sujeita a mais de 30 dolorosas intervenções cirúrgicas. Ficou imobilizada, sendo tratada pela mãe até ao final dos seus dias.
     No início Ana, com apenas 21 anos, não aceitava aquela situação insuportável, mesmo para ela tão piedosa. Se revolta com este sofrimento sem esperança e o diz isto aos seus parentes, aos amigos e ao seu pároco Pe. Karl Rieder. Aos poucos entretanto ela conquistou a serenidade e ofereceu os seus sofrimentos a Nosso Senhor.
     Assim, Ana não perdeu o otimismo e tornou-se mais devota à fé católica apesar de um constante sofrimento. Muitas vezes não dormia, mas continuava a expressar a sua adoração ao Sagrado Coração de Jesus.
     Ela aconselhava e encorajava as pessoas que iam buscar junto a ela ajuda e apoio. Descobre que é necessária, indispensável, aos sãos e aos doentes. Do seu leito, ajuda o próximo falando ou escrevendo cartas. Promete rezar por todos os que lhe escreviam.
     A partir de 1910 apareceram-lhe os estigmas que tentava esconder e teve visões ocasionais que a deixavam em êxtase.
     Em 1925 contraiu cancro do cólon, e a sua paralisia expandiu-se para a espinha, tornando-se difícil escrever e falar. Em setembro de 1925, uma queda do leito lhe tolhe a voz. No dia 5 de outubro recebeu o Viático e faleceu dizendo num sussurro:“Jesus, eu vivo em ti!” Sepultada inicialmente no cemitério local, o corpo foi posteriormente transladado para a igreja paroquial de Mindelstetten.
     Considerava o seu sofrimento, a sua correspondência e a sua capacidade de costurar roupas para os amigos as três chaves pelas quais entraria no Paraíso. Ana falava desta maneira sobre as três chaves que Deus lhe havia concedido: “A maior é de ferro e muito pesada, são meus sofrimentos. A segunda é a agulha, e a terceira, a pena. Com todas estas chaves quero trabalhar dia após dia para poder abrir a porta do céu”.
     Porém, tanto em suas cartas como em seus trabalhos manuais, a razão de sua vida é o Coração de Jesus, símbolo do amor divino. Ana representava as chamas do Coração de Jesus não como línguas de fogo, mas como espigas de tribo. A Eucaristia, que ela recebia diariamente de seu pároco, é sem dúvida seu ponto de referência. Por isso essa representação do Coração de Jesus é característica desta Santa.
     Ana Schäffer foi beatificada em 17 de março de 1999 por João Paulo II e canonizada por Bento XVI em 21 de outubro de 2012. A sua festa litúrgica é celebrada no dia 5 de outubro.