quarta-feira, 2 de outubro de 2013

São Tomás Hereford, bispo


      
  Perante a vida de tantos santos e santas, fica-se impressionado com o que eles fizeram em suas vidas,amando a Deus e ao próximo, e pela forma como desempenharam as suas ações.
    Seus pais ocupavam uma boa posição social. Seu pai era um barão Normando, Guilherme de Chanteloup e sua mãe era a condessa de Evreux (França).
      Todavia pode-se ver que a riqueza não é obstáculo para quem quer alcançar o cume da santidade.
         Como Tomás pertencia a uma família abastada e possuía qualidades para o estudo, foi enviado estudar para a célebre Universidade de Oxford e depois para Orléans onde estudo Direito, seguindo depois para Paris onde completou os seus estudos de filosofia.
     A fama da sua cultura chegou a tal ponto que o nomearam chanceler da Universidade de Oxford na Inglaterra.
        Tudo corria bem na vida de Tomás; tudo estava como programado para um sucesso sem igual, quando o rei Henrique III, sem qualquer razão, a não ser a inveja, o destituiu dos seus encargos.
         Tomás não se preocupou com isso.
         Mas que fazer então?
         Deus tinha-lhe preparado um outro doutorado: o da santidade.
        Devido às suas virtudes e à sua integridade moral, o Senhor suscitou nele a vocação religiosa, que ele humildemente aceitou como um dom divino.
      Pouco depois foi nomeado bispo de Hereford. Tomando posse do seu bispado, logo se entregou ao ministério pastoral, restabelecendo a vida religiosa na sua diocese que andava um pouco à deriva por causa das guerras civis que a tinham assolado.
       Esta desolação tinha também as suas origens no desmazelo e falta de vocação missionária do arcebispo de Cantuária.
      Nada de nada o assustava no seu caminho, pois Deus sabia conduzi-lo maravilhosamente bem e ele, agradecido e humilde, seguia as palavras que lhe ditava o seu coração inflamado pela vinha do Senhor.
        Teve de ir a Itália para ali regularizar certos assuntos com o Papa Martinho IV. Foi ali que a morte o colheu no ano de 1282.
      As suas relíquias foram levadas para Hereford, para o culto e devoção do povo que tão bem servira, para honra e glória de Deus.
Túmulo de São Tomás