Francisco Xavier Seelos nasceu no dia 11 de janeiro de 1819, em Füssen, Baviera, Alemanha. Desde pequeno mostrava um grande desejo de se tornar padre e entrou para o seminário diocesano em 1842, após completar seus estudos de filosofia.
Pouco tempo depois de ter conhecido os missionários da Congregação do Santíssimo Redentor, decidiu entrar para esta Congregação e trabalhar junto aos imigrantes de língua alemã nos Estados Unidos.
Foi aceito pela Congregação Redentorista no dia 22 de novembro de 1842. Após o noviciado e os estudos de teologia, no dia 22 de dezembro de 1844, Seelos foi ordenado sacerdote Redentorista.
Fiel ao carisma redentorista, praticou um estilo simples de vida e desenvolveu uma maneira simples de se expressar. Os temas de sua pregação, ricos em conteúdos bíblicos, sempre foram ouvidos e entendidos pelas pessoas mais simples.
Dedicava-se com grande esforço em suas atividades pastorais à instrução das crianças na fé.
Faleceu aos 48 anos de idade, no dia 4 de outubro de 1867. No dia 9 de abril do solene Ano Jubilar 2000, na Praça São Pedro no Vaticano, Sua Santidade o Papa João Paulo II proclamou beato o Pe. Seelos.