segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Santos irmãos mártires Vicente, Sabina e Cristeta


     No inicio do século IV, durante a perseguição de Diocleciano, e por ordem do pretor Daciano, os irmãos Vicente, Sabina e Cristeta (de Ávila, Espanha) sofreram o martírio por negarem-se a assinar um documento no qual deviam reconhecer que tinham oferecido sacrifícios aos deuses romanos, segundo estabelecia o quarto edito da perseguição.
     Segundo a tradição, Vicente deixou a impressão dos seus pés em uma pedra na prisão para mostrar aos guardas quem era Jesus, e isto foi o suficiente para convertê-los. Alguns livros antigos comentam esse milagre: os guardas viram os pés de Jesus na rocha e sentiram o odor de Nosso Senhor.
     Por um tempo tudo correu bem para Vicente: seus guardas estavam convertidos e com a ajuda de Sabina e Cristeta ele conseguiu escapar. Mas, ao chegar a Alba, todos os três foram presos. Eles foram chicoteados, espancados e esmagados com pedras. E então, em vez de deixar uma impressão na pedra, Vicente deixou um grande impressão em toda a Espanha.
     Ele é mostrado com suas duas irmãs, todos sendo torturados e desmembrados na roda. Seus corpos foram depositados num buraco de uma rocha. Posteriormente uma igreja em honra destes mártires foi construída sobre o local (a rocha é a que se pode contemplar na capela direita da cripta).
     As relíquias foram transladadas para o Mosteiro de São Pedro de Arlanza por ordem do Rei Fernando I de Leão e Castela no ano de 1062, porque a igreja de São Vicente estava bastante abandonada e havia o risco de perderem-se os santos despojos. 
     Mais tarde houve um novo translado, em 1835, para a Colegiata de São Cosme e São Damião de Covarrubias, de onde passaram a capela das relíquias da catedral de Burgos, até seu último translado ao seu primeiro lugar de veneração, a basílica de São Vicente de Ávila, dentro de umas urnas colocadas no altar mor.
     Na Basílica de São Vicente de Ávila se encontra o monumento fúnebre erigido em memória dos Santos Mártires, em estilo românico, cujo autor é o mestre Fruchel (ou Eruchel). Nele consta cenas da perseguição de Daciano, a prisão de São Vicente, a visita das irmãs na prisão, a fuga dos irmãos e finalmente sua execução.


Basílica de São Vicente em Ávila, Espanha
    São Vicente é muito venerado em toda a Espanha especialmente em Ávila.