terça-feira, 1 de outubro de 2013

São Bavão de Gant, monge

Ficheiro:Geertgen Sint-Bavo.jpg

           Era um senhor da região de Lieja (Bélgica) que sempre vivera de maneira dissoluta. Converteu-se, porém, com a morte da esposa, sob a influência do bispo missionário Santo Amândio, de quem se tornou colaborador e discípulo. Passou os três últimos anos da vida, na qualidade de recluso, no mosteiro de Ganda, que deu mais tarde origem à cidade belga de Gand, pelo ano de 650.

                 Bavão, Conde de Hesbaye, nasceu em Bravante, perto de Lieja, no ano 589. Se casou com a filha do conde merovíngio Adilone, com quem teve uma filha de nome Agletrude. Levava uma vida despreocupada, como rico terra tenente. Seu comportamento era totalmente desordenado, seu único objectivo era o de satisfazer seus desejos sem ter em conta a justiça nem a verdade. Quando necessitava dinheiro, vendia seus criados como servos aos terra tenentes vizinhos.
               Quando morre sua jovem esposa, Bavão se sente culpado desta desgraça, não sabemos porquê. Ali interrompe sua vida dissoluta e cai preso de uma crise moral, que foi o ponto de partida de sua conversão.
                Por então Santo Amândio estava pregando na região de Gante. Bavão, depois de ouvir um de seus sermões, aproximou-se, e por conselho seu, desprendeu-se de todos seus bens, inclusive da propriedade que possuía em Gante, que entregou a Santo Amândio, que construiu ali um mosteiro. Bavão entrou ali como religioso. Tão grandes foram as mortificações que se impôs para purgar seus pecados, que depois de sua morte, o nome da abadia se mudou de São Pedro para São Bavão.
             Convertido em discípulo do santo missionário, seguiu-o em suas peregrinações apostólicas. Depois de um certo tempo, encontrando que as austeridades da vida monástica não eram suficientes para satisfazer seus desejos de disciplinar o corpo com o que havia sido tão indulgente, voltou a Gante, onde, com o consentimento de Santo Amândio, construiu uma pequena cela, onde levou uma vida eremítica e ascética até ao momento de sua morte, uns três anos depois, em redor de 659. Foi sepultado no mosteiro de Gantes.
             Atualmente suas relíquias se conservam parte na catedral de Gantes e parte na abadia beneditina de Nesle-la-Reposte, lugar onde se refugiaram os monges fugindo da invasão normanda, em redor de 882.

Ficheiro:Bavo haarlem south.jpg

Catedral de Gant