Martirológio Romano: Na aldeia de Plonkowo, também na Polônia, o beato Mariano Skrzypczak, sacerdote e mártir, que, durante a ocupação da Polônia por um regime contrário a Deus, por sua fé invicto foi martirizado por ter sido baleado na igreja local .
Nascido em Janowiec, Polônia, dentro de uma família burguesa. A família mudou-se para Gniezno, onde as possibilidades de estudos de seus filhos eram mais velhos.Em 1930 entrou no seminário diocesano, e foi ordenado sacerdote em 1935. Ele foi enviado como pastor assistente Rugowo doente e em 1936 foi-lhe confiada a administração de uma pequena paróquia em Glinno. Ele construiu a casa paroquial, e, entretanto, fiquei no de Plonkowo.
Iniciada a guerra e vendo que os padres estavam sendo presos escondeu perto Inowroclaw, até que as coisas acalmaram, voltou para a sua paróquia. Mas ele encontrou o templo destruido e queimado pelos alemães. Ele foi para Plonkowo e parentes do pastor, que havia fugido, congratulou-se dele. Aqui foi quando um grupo de alemães, aliado aos nazistas invadiram a reitoria eo matou. Mariano tinha sido um bom pastor. Cordial e disponível, muito sensível às necessidades dos pobres, bom catequista, bom parceiro e muito fiável como um sacerdote de suas funções.