sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Beata Maria Teresa Ferragud Roig e 4 filhas religiosas, mártires



     Surpresos ao ouvir falar da coragem heroica da mãe dos sete Macabeus bíblicos, que foi um apoio no doloroso martírio dos filhos, finalmente coroando-o pelo derramamento de seu próprio sangue, falemos hoje de outra mãe que o Papa, por ocasião do 6º Encontro Mundial das Famílias na Cidade do México, apresentou como um modelo, talvez doloroso, de uma família que viveu o seu testemunho cristão.
     Maria Teresa Ferragud Roig nasceu em Algemesi (província de Valência) em 14 de janeiro de 1853 e se formou nas fileiras da Ação Católica, primeiro como Aspirante, em seguida, entre as "senhoras católicas". De uma espiritualidade sólida, alimentada pela Missa e Comunhão diária, ancorada na adoração eucarística e iluminada pela devoção mariana. Sua fé prosperava em obras, era pródiga na caridade para com os necessitados no âmbito da Conferência de São Vicente, da qual também foi presidente alguns anos.
     Quando se decidiu casar, quis um marido que pensasse como ela, especialmente em matéria de fé e caridade. Ela o encontrou em Vicente Silvério Masiá, com quem se casou aos 19 anos. As testemunhas concordam, dizem que homem mais devoto e caridoso teria sido difícil encontrar, e se hoje nós não o veneramos entre os bem-aventurados da Igreja é só porque o fim dele foi do homem comum, que morreu em sua própria cama e não martirizado, mas que vamos encontrar um dia entre os santos anônimos que habitam o Céu.
     Maria Teresa deu à luz nove filhos, inspirados no seu estilo e de acordo com o seu exemplo. Não é de admirar que tenham florescido em sua família não uma, mas seis vocações religiosas: dois Capuchinhos (um dos quais morreu em 1927, e o outro foi missionário na América) e quatro irmãs de vida contemplativa.
     Interessa-nos ​estas últimas, três das quais ingressaram no mosteiro capuchinho de Agullent: Irmã Maria de Jesus (Vicência) nascida em 1882, Irmã Maria Verônica (Joaquina) nascida em 1884, e Irmã Maria Felicidade (Francisca) de 1890. Para terminar a série, a Irmã Josefa da Purificação (Raimunda) de 1887, agostiniana descalça.
     Em 1936, no momento crucial da guerra civil espanhola, encontravam-se todas na casa da família, porque seus conventos tiveram que fechar suas portas. À mãe, que já chegara aos 83 anos, não parecia real tê-las por perto, mesmo que suas "meninas" permanecessem enclausuradas em casa, dedicadas à oração, ao silêncio e à meditação.
     Na tarde de 19 de outubro, as quatro irmãs foram presas pela milícia e a mãe não quis se separar delas, ela que possivelmente poderia se salvar devido a idade.
     Permaneceram seis dias na cadeia aguardando a sentença de morte, que chegou no dia 25 de outubro, na época era Festa de Cristo Rei, quando elas foram retiradas da prisão e levadas para o local da execução.
     Como último desejo, Maria Teresa pediu para ser executada por último: ela queria cumprir o seu dever de mãe até o fim, animando as filhas, para ter certeza de sua fidelidade até a morte. "Coragem, filhas! É um piscar de olhos e a eternidade vai durar para sempre", ouvem-na gritar, enquanto as incita: "O vosso Esposo vos espera". Ela as vê cair uma a uma, com o nome de Cristo Rei nos lábios e o perdão no coração. Portanto, estava serena quando chegou a sua vez.
     Para seus assassinos que gritam: "Velha, você não tem medo de morrer?" pode responder tranquilamente: "Até agora tenho seguido a Cristo e vou fazê-lo até o fim. Para onde foram as minhas filhas eu também vou", forçando-os a admitir, após a sua execução: "Esta mulher era realmente uma santa".
     A força de seu testemunho levou João Paulo II, que tinha uma grande admiração por ela, a beatificá-la junto com suas quatro filhas em 2001.