sábado, 21 de dezembro de 2013

Venerável Ludovico Necchi



     
         Ludovico Necchi, nascido em Milão a 19 de novembro de 1876, filho de um casal, mas indiferente no aspecto religioso. O pai morreu quando ele tinha 5 anos, e a mãe, parente do célebre escritor Manzoni, três anos mais tarde casou em segunda núpcias com um escultor que era incrédulo declarado. A mãe faleceu em 1904, depois de se ter reencontrado com Deus, e ao mesmo aconteceu ao padrasto, que também se converteu à fé e morreu três anos mais tarde.
       Ludovico inscreveu-se aos 13 anos no liceu Parini, que frequentou até terminar os estudos liceais, e onde teve por companheiro de curso Eduardo, o futuro pai de Agostinho Gemelli, com quem travou laços de profunda amizade que o levaram à conversão. O ambiente estudantil era hostil à religião. A religiosidade de Necchi quando entrou no liceu era já resultado de conquista pessoal. Em 1893, com 17 anos, fala da sua conversão como uma completa entrega a Deus. A sua bondade natural e agudeza intelectual, corroboradas pela educação e direção espiritual de um padre jesuíta, ajudaram-no a superar a crise. Aos 20 anos inscreveu-se na faculdade de medicina da universidade de Pavia, entrando no círculo universitário “Severino Boécio”, do qual mais tarde veio a ser presidente.
        Em 1900 em Roma, por ocasião do congresso internacional dos estudantes católicos, foi recebido com outros colegas em audiência privada por Leão XIII, e teve encontros com outras personalidades de renome. Convidado em 1901 a fazer parte do conselho diretivo lombardo da obra dos congressos, dedicou-se ao progresso social dos trabalhadores, favorecendo o incremento das ligas católicas para a melhoria das condições dos rurais.
      Completado o curso de medicina a 30 de junho de 1902, começou, juntamente com Gemelli, o ano de serviço militar no hospital militar da Praça de Santo Ambrósio. Decorridos alguns meses, tocado pela graça e pelo testemunho de Necchi, Gemelli, anti-clerical e incrédulo, converteu-se, e terminado o serviço militar, ingressou nos frades menores. Esse grande convertido Agostinho Gemelli foi o fundador da célebre universidade do Sagrado Coração de Milão. De resto, não foi ele o único condiscípulo de Necchi que por sua influência se converteu e fez sacerdote.
        Em 1905 resolveu casar, e teve três filhos desse casamento. Em conjunto com o P. Gemelli organizou o dispensário psico-pedagógico para a educação de crianças atrasadas mentais, que orientou durante dez anos, e que o estimularam a estudos e publicações sobre a neurose. Em 1908 apoiou decididamente o P. Gemelli na fundação da universidade católica de Milão. Nescchi desde a juventude pertencia à ordem franciscana secular  e vivia intensamente a sua espiritualidade.
        A morte surpreendeu-o repentinamente aos 54 anos, a 10 de janeiro de 1930, a coroar uma vida dedicada ao bem dos doentes, como médico diligente e dedicado.