terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Ema Lesum ou Ema de Stiepel, viúva


     Ema de Lesum ou Ema de Stiepel (também conhecida como Hemma e Imma) nasceu na nobre família saxã dos Immedinger, descendentes de Widukind, ca. 975-980.
     Ela era filha do Conde Immed (ou Imad) da diocese de Utrecht e também, segundo Adam de Bremen, irmã de Meinwerk, Bispo de Paderborn.
     Foi casada com Ludgero, filho do Duque Hermann Billung e irmão de Bernardo I, Duque da Saxonia. O Imperador Oto III deu de presente ao casal, em 1001, o «Pfalz» ou «palatium» em Stiepel (atualmente Le Bochum, Stiepel), onde, em 1008, Ema mandou construir uma igreja dedicada a Virgem Maria, que mais tarde se tornou um local de peregrinação popular. O único filho do casal foi Imad, sagrado bispo de Paderborn em 1051.
     Após a morte precoce de seu marido em 1011, que numa viagem a Rússia foi acometido de uma doença rara, Ema se mudou para Lesum (atual Bremen – Burglesum) e com sua fortuna mantinha generosamente a Catedral de Bremen, onde um outro parente seu, Unwan, era arcebispo, e concedeu à catedral sua propriedade de Stiepel com sua igreja.
     Ela era descrita como uma grande benfeitora da Igreja e fundou efetivamente um certo número de igrejas na região de Bremen, mas a sua maior preocupação eram os pobres.
     Ema faleceu em 3 de dezembro de 1038 e foi sepultada na Catedral de Bremen, onde seu túmulo ainda era visto no século XVI. Ela aparece em um vitral da igreja católica da Rua John de Schnoor em Bremen.
     Ema foi a primeira habitante feminina de Bremen a ser conhecida pelo nome e mais tarde foi venerada como santa embora não se tenha nenhuma evidência de que ela tenha sido beatificada ou canonizada oficialmente.
     Ela é festejada no dia 3 de dezembro ou no 17 de abril. Quando o seu túmulo foi aberto, seu corpo estava todo desfeito, com exceção de sua mão direita, a mão que dispensara tantos dons. Esta relíquia foi colocada na Abadia de São Ludgero em Werden.