quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Santo Anastácio I, papa


Anastácio nasceu em Roma e foi Papa entre 399 e 401 d.C., eleito para suceder São Sírico ou Sirício (384-399), tradicionalmente conhecido por condenar omaniqueísmo, o donatismo e especialmente o origenismo, tendência teológica cristã iniciada com Orígenes, teólogo de Alexandria, no Século III, que misturava elementos da gnose do platonismo e do cristianismo, afirmando especialmente uma restauração final de todos os seres, inclusive o demônio e os condenados.
Praticamente o que se sabe sobre o Papa Santo Anastácio vem do conteúdo das cartas de São Jerônimo. Eleito em 27 de novembro de 399, conciliou os cismas entre Roma e a Igreja de Antioquia. Combateu tenazmente os seguidores de costumes imorais, que estavam convencidos de que também na matéria se escondia a divindade. Prescreveu que os sacerdotes permanecessem de pé durante o Evangelho.
Papa de número 39, morreu em 19 de dezembro, em Roma e foi sucedido por Santo Inocêncio I (401-417). Segundo o Martirológio Romano, pouco depois de sua morte Roma foi tomada e saqueada pelos Godos, um povo germânico originário das regiões meridionais da Escandinávia, que se distinguiam por usarem escudos redondos e espadas curtas e obedecerem fielmente a seus reis.