quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Jacopone da Todi, franciscano, autor do Hino "Stabat Mater"



     Jacopone (Jacopo) da Todi é um personagem muito pitoresco, mas quase desconhecido. Sua obra, relativamente importante, lhe assegura a merecida reputação de poeta e autor espiritual. Atribui-se-lhe a composição do "Stabat Mater dolorosa".

Sua vida

      Os historiadores que se debruçaram sobre sua história crêem que ele nasceu numa família nobre, em Todi, por volta de 1228 e 1230. Jacopo estudou Direito, provavelmente na Universidade de Bolonha, como um de seus poemas autobiográficos nos dá a entender. Pensa-se que ele exerceu a profissão de advogado, e que ele se casou com uma nobre dama. Infelizmente, esta dama, que era linda e piedosa, morreu prematuramente, o que afetou muito o jovem esposo.
      Após ter renunciado à sua profissão, ele se engajou numa vida de penitência e não tardou a entrar para a Ordem Terceira Franciscana, levando uma vida relativamente retirada do mundo, descuidando-se de sua aparência e de suas roupas, vivendo como um vagabundo e entregando-se a toda sorte de excentricidades. Ele queria, assim, participar das humilhações sofridas por Jesus Cristo em Sua Paixão. Tendo sido ridicularizado pelos que o cercavam e mesmo pelas crianças das ruas, ele recebeu este apelido de Jacopone (no lugar de Jacopo), pelo qual ele é mais conhecido.

Sua obra

      Jacopone escreveu sobretudo poemas, em dialeto úmbrio (italiano antigo), bem como alguns tratados de vida espiritual. Sua obra foi impressa, uma primeira vez, em 1490, em Florença, contendo 102 textos. Outras edições vieram depois, enriquecidas com outros poemas, provavelmente apócrifos (não oficiais). A edição de Veneza, em 1514 contém 139 poemas, e a edição de Veneza, de 1617, contém 211 peças. Seria muito útil podermos dispor de uma edição crítica moderna.