segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Santos Tirso, Léucio, Calinico, Apolônio, Ariano e Filêmon, mártires


Estes santos mártires viveram no Século III e eram naturais de Bitínia, na Capadócia. Todos de famílias distintas, eram humildes servidores do Senhor «na pureza, na ciência, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido» (II Cor 6,6). Eles se afastaram da agitação, o que não foi suficiente para se ocultarem da fama de homens muito caridosos, o que os tornou conhecidos.
O prefeito Kombrikios, um idólatra fanático, percebendo que se tornavam cada vez mais conhecidos e procurados, de muitas formas tentou pôr limites ao trabalho que realizavam, o que levou Léucio a ir conversar com ele e solicitar sua benevolência para com eles. Após lhe ter ouvido, Kombrikios condenou-o à morte e, na manhã do dia seguinte, Léucio foi decapitado do lado de fora da cidade. Tal acontecimento entristeceu os cristãos, porém aumentou o fervor dos seguidores de Cristo.
Depois de dois dias, outro cristão chamado Tirso foi à presença do prefeito e, destemidamente admoestou-o: «A idolatria é um erro e Cristo será, finalmente, vencedor». Estas e outras palavras sábias proferidas por Tirso foram ouvidas por um sacerdote idólatra de nome Calinico que, depois, se converteu ao cristianismo após ter iluminada sua alma. O prefeito ordenou que ambos fossem decapitados.