segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Beata Maria Francisca Schervier, religiosa e fundadora


Nascida em Aachen, Alemanha, no dia 3 de janeiro de 1819, Francisca Schervier foi profundamente influenciada pela vida e missão de São Francisco de Assis.  Nascida no início da Revolução Industrial, era filha de um rico fabricante de agulhas.  Ela  costumava visitar a fábrica da família para distribuir comida e roupas aos trabalhadores.  Observando grande sofrimento na sua própria vizinhança, ela percebeu que muitas pessoas, inclusive crianças, trabalhavam em condições precárias nas fábricas e que eram tantas as que viviam na pobreza.  Sendo ainda adolescente, essa experiência modelou a sua vida.  Como era uma jovem devotada à oração, ela ousou sonhar em se dedicar a ajudar os pobres e os doentes da sua cidade.  E escreveu:“Senti arder em mim a chama de um grande amor ao próximo.” 
Em 1844, mesmo sendo uma jovem influente e bem educada, Francisca decidiu entrar para a Ordem Franciscana Secular (OFS), fundada pelo próprio São Francisco para pessoas leigas que desejavam abraçar sua maneira simples de viver e ministrar a pessoas carentes.  Francisca e várias de suas amigas já estavam então servindo a sopa dos pobres na cozinha paroquial da Igreja de São Paulo, em Aachen.
No dia 11 de maio de 1845, Francisca fundou, juntamente com quatro amigas, a congregação religiosa que se dedicaria a proporcionar cura, esperança e compaixão aos pobres e sofredores.  Essa data tem um significado espiritual por ter sido a Festa de Pentecostes que celebra a descida do Espírito Santo sobre o mundo inteiro.

Trabalhando entre os pobres, Francisca Schervier foi se tornando cada vez mais radicalmente consciente de como Deus a estava conduzindo e às suas companheiras a se tornarem instrumentos de cura, compaixão e esperança. Francisca foi chamada a dedicar-se e à sua congregação, ao ministério de cura. Esse dom permeou todo o seu ser, profundamente.  
Ela escreveu: "Nos pobres e nos sofredores reconheci meu Divino Salvador como se O houvesse visto com meus próprios olhos.”
Em sua Autobiografia, a Bem-Aventurada Francisca escreveu: “Contemplando a cruz, pareceu-me haver compreendido que deveria dedicar-me inteiramente ao Senhor através de ativas obras de misericórdia. Senti arder em mim a chama de um santo amor ao próximo.  Senti um grande desejo de ir procurar o Senhor nos pobres, doentes e sofredores, para amá-los. Pareceu-me ver o Senhor em pessoa nos pobres e nos doentes, e senti-me mais do que feliz em poder cuidar Dele, servindo-os.”
Francisca Schervier viveu uma vida única de santidade e serviço.  Foi beatificada no dia 28 de abril de 1974.  
 Atualmente, as Irmãs Franciscanas dos Pobres servem nos Estados Unidos, na Itália, no Brasil, no Senegal e nas Filipinas, procurando curar o povo de Deus neste mundo fragmentado, dando assim continuidade ao carisma da Bem-Aventurada Francisca Schervier.
A cura continua sendo até hoje a missão das Irmãs Franciscanas dos Pobres. Respondemos ao chamado de testemunhar o amor de Deus e ser instrumentos de compaixão e esperança para a comunidade da vida.  Mediante o dom da cura, damos continuidade ao empenho original de São Francisco de Assis em prestar serviço aos marginalizados da sociedade – especialmente os pobres e sofredores, as vítimas de abuso e do tráfico de pessoas.