sábado, 7 de dezembro de 2013

Beatos Tomás Bullaker, Henrique Heath, Artur Bell, João Woodcock e Carlos Meean, mártires



        No século dezessete na Inglaterra, Henrique VIII desencadeou uma terrível perseguição religiosa como reação contra o papa, por ele se ter recusado a anular um casamento legítimo. Foram numerosos os mártires, e alguns muitos célebres, São João Fischer e São Tomás Moro. Dentre os franciscanos contam-se São João Wall, São Jones, o Beato João Forest e os cinco que passamos a enumerar.
         Tomás Bullaker, (1602-1642), sacerdote franciscano de coração ardente e bravo defensor da fé, depois de ter recebido a absolvição de um confrade, a entoar o Te Deumsubiu ao patíbulo onde foi enforcado e depois horrivelmente despedaçado, a 12 de outubro de 1642.
          Henrique Heath, (1599- 1643), embora filho de uma família protestante e ministro do culto, converteu-se ao catolicismo, entrou na ordem franciscana e foi ordenado sacerdote, dedicando-se sobretudo à pregação. Detido a 7 de abril de 1642, e recusando-se a abjurar a fé católica, foi enforcado e barbaramente esquartejado.
       Artur Bell, (1591-1643), ministro provincial dos frades menores da Escócia e definidor geral da ordem, rejubilou ao ter conhecimento da sentença de morte, e cantou o Te Deum. No cadafalso quis celebrar a última missa, renovou a profissão de fé e obteve a conversão do capitão Tovers. Sofreram juntos o martírio.
      João Woodcock, (1603-1646), filho de pai protestante e mãe católica, optou pelo catolicismo e em 1631 fez-se frade menor e foi ordenado sacerdote, desenvolvendo um fecundo apostolado com a oração, o bom exemplo e a pregação. Em 1644 foi detido e ficou preso em uma horrenda masmorra. Entre os presos deu exemplo de inquebrantável paciência e sublime santidade, atraindo dessa forma muitos para Deus. A 7 de agosto de 1646 a forca pôs termo à vida desse heróico defensor da fé.
      Carlos Meean, (1640-1679), irlandês de nascimento, foi um excelente frade menor e sacerdote. Preso e condenado à morte, teve de suportar antes dez meses de dura prisão. A 12 de agosto de 1678 proferiu como últimas palavras de uma corajosa profissão de fé. Depois de enforcado, esquartejaram-lhe o corpo, enquanto a alma voava para o céu.
         Destes cinco heróicos mártires poderíamos dizer com São Francisco: “São cinco autênticos frades menores!”. No dia 22 de novembro de 1987, o papa João Paulo II beatificou-os em conjunto com 85 mártires ingleses invictos confessores da fé e do primado romano pontífice, acrescentando-os a outros que já tinham sido beatificados por PIO XI em 1929.