terça-feira, 10 de dezembro de 2013

São Juan Diego Cuauhtlatoatzin, leigo vidente das aparições de Nossa Senhora de Guadalupe


Juan Diego Cuauhtlatoatzin (c. 1474, Tlayacac, México -Tenochtitlan, 30 de maio de 1548) foi um índio mexicano da tribo nahua, a quem a Virgem Maria apareceu, sendo consagrada como Nossa Senhora de Guadalupe em Tepeyac, noroeste da Cidade do México, em 9 de Dezembro de 1531. 
Pelos relatos, uma"Senhora do Céu" apareceu a Juan Diego, identificou-se como a Mãe do Verdadeiro Deus, instruiu-o a dizer ao bispo que construísse um templo no lugar, e deixou sua própria imagem impressa milagrosamente em seutilma, um tecido de pouca qualidade (feito a partir do cacto), que deveria se deteriorar em 20 anos, mas que não mostra sinais de deterioração até o dia de hoje, desafiando qualquer explicação científica sobre a sua origem. 
Em ampliações da face de Nossa Senhora, os Seus olhos, na imagem gravada, parecem refletir o que estava à sua frente em 1531 - Juan Diego, e o bispo! O assunto tem sido objeto de inúmeras investigações científicas. É venerada no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e a sua festa é celebrada em 12 de Dezembro. Juan Diego foi beatificado em 1990, e canonizado em 2002, tornando-se o primeiro santo católico indígena americano.