sábado, 2 de junho de 2012

São Nicolau, o Peregrino

            

            Contrariamente ao mais célebre São Nicolau, padroeiro de Bari, deste São Nicolau chamado o Peregrino, possuímos pouquíssimos dados. É o padroeiro da cidade de Trani, onde morreu em 1094, apenas quinze dias depois de sua chegada, proveniente de Taranto e antes ainda de Otranto.
            Havia nascido na Grécia e depois de haver passado alguns anos de solidão em Puglia, percorreu-a levando uma cruz na mão, repetindo continuamente a invocação: “Kyrie Eleison”. Depois de sua morte, fez numerosos milagres.
           Quatro anos depois, em 1098, no Sínodo Romano, o Bispo de Trani propôs à Assembleia que o venerável Nicolás fosse inscrito no catálogo dos Santos, pelos méritos que acumulou durante sua vida e pelos milagres conseguidos mediante sua intercessão depois de sua morte.
           O Papa Urbano II mediante um ‘Breve’ autorizou o Bispo de Trani a atuar ao respeito como o considerara oportuno. De regresso a Trani, o Bispo o canonizou e depois de edificar uma nova basílica, depositou ali o corpo do Santo. Em 1748 o Papa Bento XIV o incluiu no Martirológio Romano.