sexta-feira, 29 de junho de 2012

Santo Adolfo de Osnabrück

       

       Em Osnabrück, em Saxónia, santo Adolfo, bispo, que abraçou os costumes cistercienses no mosteiro de Altenkamp (1224). Etimologia: Aquele que é um guerreiro valente, é de origem germânica.
          Morreu em Osnabrück em 30 de Junho de 1224. Era filho de uma família muito rica. Ele, sem embargo, deixando aparte tanta herança e prebendas, se inclinou por se fazer monge. A coisa não foi fácil para este jovem. Ele não tinha uma vocação decidida como outros tantos que estamos lendo cada dia no santoral. Foi justamente num mosterio, chamado Cam, a que se retirou para pensar em si mesmo, onde encontrou o sentido de sua vocação religiosa à vida consagrada. 
          Com todo respeito pediu ao abade que o admitisse no recinto sagrado. Em seguida ganhou a simpatia de todos os irmãos em congregação. Durante os oito últimos anos de sua vida desempenhou pastoralmente o cargo de bispo da cidade que o viu nascer. Seu trabalho se baseou principalmente em atender aos pobres e necessitados de atenções, sobretudo o mundo marginal dos leprosos.
          Um destes, que vivia afastado de todo o mundo, recebia a visita de Adolfo uma vez por ano. Levava-lhe os remédios espirituais que, sem dúvida, eram mais importantes que os simplesmente materiais. Passava o dia com ele amigavelmente charlando de temas da oração e da leitura da Biblia. Cada um deve ocupar o posto que a sociedade lhe encomenda com convicção e entrega absoluta ao que a vocação lhe pede. Este trabalho apostólico não era bem visto por alguns canónicos acomodados. Como não lhes prestava a mínima atenção, conseguiram que o leproso se fosse daquele lugar para outro . Não sabiam estes senhores canónicos que a obra de Deus está acima de comodidades. Por isso, um anjo do Senhor o mudou para a  cova em que vivia anteriormente. A razão não era outra que Adolfo pudesse vê-lo como sempre. Nos últimos momentos de sua vida, o leproso se viu assistido por seu amigo. Confessou-o e ele morreu tranquilamente na paz de Deus.