quinta-feira, 21 de junho de 2012

Santo Inocêncio de Mérida, bispo

Inocencio de Mérida, Santo
         

          Sua vida fez honra a seu nome. Parece ser que sua candidez e humildade adornaram seu ministério em Mérida, capital da província Lusitana, no tempo da Espanha visigoda.
          Se conta dele que sua santidade e penitência as punha ao serviço para pedir as chuvas, tão desejadas nos tempos de seca, presidindo rogativas, que sempre eram escutadas pelo Onipotente.
         Quando o elegeram para ser consagrado bispo, era, segundo se nos diz, o último na ordem dos diáconos. E o consagraram para servir a diocese emeritense como sucessor do grande bispo visigodo Masona que abriu a «Idade de Ouro» do episcopado de Mérida. «Depois dele foi eleito um virtuoso varão, de suma santidade e lhaneza, chamado Inocêncio, cuja condição a expressa bem seu próprio nome. Inocente, em verdade, e cândido; que a ninguém julgou, a ninguém condenou, a ninguém julgou; e viveu humilde e piedoso todos os dias de sua vida».
           Assistiu ao Concílio de Toledo do ano 610 a que presidiu Santo Leandro de Sevilha em tempos de Gundemaro. Deve ter estado poucos anos á frente de sua sede.