sexta-feira, 15 de junho de 2012

Beato Luis Maria Palazzolo, sacerdote e fundador

     
        Luís Maria Palazzolo nasceu a 10 de Dezembro de 1827 em Bérgamo e foi o último de oito irmãos, dos quais só ele sobreviveu: a mortalidade infantil era então muito grande, porque as vacinas e os antibióticos ainda não existiam. Em 1837 ficou órfão de pai e recebeu de sua piedosa mãe, uma educação voltada para a caridade para com os pobres e doentes.
        Luís teve a felicidade de ter excelentes directores espirituais, que o dirigiram para a vida consagrada. Foi ordenado sacerdote pelo Bispo de Bérgamo a 23 de Junho de 1850 e quase logo a seguir se envolveu no apostolado na paróquia de Santo Alexandre in Colonne, no oratória instalado nesta localidade “la Foppa” e depois na igreja de São Bernardino da qual foi nomeado abade em 1855.
        Durante os anos seguintes, ele fundou a Congregação das “Irmãs Pobres”, com a colaboração de Teresa Gabrieli, mulher experimentada e de grande fé, que veio a ser a primeira Superiora da nova comunidade. Alguns anos mais tarde, a 4 de Outubro de 1872 Luís Maria fundou o Instituto dos Irmão da Sagrada Família, para a assistência aos órfãos e estabeleceu-os em Torre Boldone (BG), mas este Instituto foi encerrado em 1928.
          Entretanto, as “Irmãs do Pobres” expandiam-se, abrindo diversas casas nas províncias de Bérgamo, Vicenza, Bréscia, entre outros locais. As Regras do Instituto foram aprovadas pelo Bispo de Bérgamo, Monsenhor Guindani e, em 1912 pela Santa Sé, de maneira definitiva.
        Grande orador popular, Luís Maria pregou missões e exercícios espirituais. Organizador do tempo livre dos seus fieis, encenou comédias e outras peças de teatro com o fim de chamar os jovens. No seu oratório entraram quarenta jovens desejosos de prosseguir os estudos e se tornarem sacerdotes.
      As Irmãs Pobres, quanto a elas, segundo uma estatística de 1970 conseguiram abrir e gerir 133 casas e o número de Irmãs chegou a atingir o número de 1400, com centenas de noviças e postulantes.
       A Congregação está presente em Itália, Luxemburgo, Suiça, França e na África e a sua obra abrange todos os sectores sociais: educação, assistência e reconforto para os mais necessitados.
       O Padre Luís Maria Palazzolo morreu a 15 de Junho de 1886 e foi enterrado no cemitério de São Jorge em Bérgamo. A 4 de Janeiro de 1904, o seu corpo foi transladado para a igreja da Casa-mãe do Instituto. A 31 de Janeiro de 1913 foi instruída a causa de beatificação e canonização, que teve o seu epílogo durante a cerimónia solene da beatificação em Roma pelo Papa João XXIII, a 19 de Março de 1963.