quarta-feira, 13 de junho de 2012

São Fandila, abade e mártir

         

           São Fândila nasceu em Espanha, em Cádis, no principio do século IX, no tempo da ocupação muçulmana. Depois dos estudos em Córdova, apaixonou-se pelo desejo de vida religiosa e entrou no mosteiro de Tabán. Como se impunha pela santidade de vida e dava exemplo das mais altas virtudes, os religiosos do mosteiro vizinho de São Salvador pediram que ele aceitasse ser capelão deles.
           Apesar da resistência viva, foi elevado à dignidade sacerdotal, o que não o impediu de continuar as penitências, vigílias e orações, e de se aplicar à humildade e à prática de todas as virtudes. Abrasado pelo zelo ardente pela defesa da fé, apresentou-se um dia diante do juiz e pregou-lhe energicamente a doutrina do Evangelho.
          Descobrindo os erros de Maomé, declarou-lhe que todos os que aderiam a esta religião seriam castigados com suplícios eternos. O juiz mandou logo prendê-lo e deu conta do incidente ao rei. Este, arrebatado por tal afronta, deixou-se levar duma ira tão violenta que, excedendo toda a moderação, mandou prender o bispo, chacinar os cristãos e vender-lhes as mulheres em  leilão.
          Felizmente, os governadores, reconhecendo não haver nenhuma proporção entre esta sentença e a causa que a provocara, não a puseram em execução. Unicamente foi preso e executado S. Fândila. Cortaram-lhe a cabeça e o corpo foi dependurado duma forca na margem do rio. isto passou-se pelo ano de 852.