quinta-feira, 21 de novembro de 2013

São Gregório, o Taumaturgo, bispo



São Gregório operou tantos prodígios que, em vida, ele foi denominado "o Taumaturgo", ou seja, "o Milagreiro". Nascido de pais nobres e ricos, porém pagãos, desde a infância porém ele se sentiu tocado pela verdade pregada pelo cristianismo. O ensinamento do grande Orígenes o impulsionou em seu pensamento, levando-o a buscar e receber o Batismo: "Sirva-se, escreveu-lhe seu Diretor Espiritual, dos talentos que Deus lhe deu para a defesa da religião do Cristo e, para isto, cuide sobretudo de unir a oração ao estudo."
Gregório poderia ter ocupado os mais altos postos; contudo, ele preferiu vender todos os seus bens, doar o valor aos pobres e retirar-se na solidão para ficar a sós com Deus. Logo, porém, ele precisou aceitar o fardo do episcopado. Sua ciência e seus milagres davam-lhe uma capacidade espantosa de influenciar o povo. Gregório era um homem dotado do espírito dos Apóstolos e dos Profetas.
Toda a sua conduta, diz São Basílio, trazia a marca da perfeição evangélica. Gregório jamais orava com a cabeça descoberta; ele falava com simplicidade e modéstia; tinha horror à mentira, aos desvios e habilidades que não estivessem de acordo com a verdade exata. Ele não podia suportar aquilo que fere a doçura e a caridade.
São Gregório morreu deixando apenas dezessete (ex-)idólatras em quem ele encontrou dezessete cristãos.